Falar em público não precisa ser uma tortura, e se depender de mim, vai ser algo mais leve e produtivo para todos.
Só de imaginar uma sala cheia, ter que gravar um vídeo de apresentação pessoal ou de um produto, participar de um processo seletivo… você sente ansiedade e medo?
Isso é comum, é um momento em que está mais em exposição, e por causa do extinto primitivo de sobrevivência o seu corpo começa a emitir sinais de “fuga ou luta”, ou seja, nervosismo, tremedeira, ansiedade… Tudo isso vai acontecer.
Mas já pensou em treinar a sua comunicação de uma maneira menos “agressiva”, formal? Pois eu sugiro que você reflita sobre isso, o impacto positivo vai ser interessante. Quer ver? Imagine que vai precisar iniciar uma atividade física, e que existem apenas duas opções: futebol ou corrida, só que quem vai escolher para você é o seu treinador, e ele opta pelo futebol, esporte que nem de longe é o seu favorito. Imaginou? Quando chegar a hora do treino a tendência é que não sinta “AQUELAAA” vontade de ir, certo?
Agora imagine se ao invés do futebol ele tivesse escolhido a corrida, o seu esporte predileto, que te faz sorrir, ter energia… A sua motivação seria outra, já que estaria em busca de saúde e bem estar, mas dessa vez por meio de algo que gosta. Qual dos dois cenários seria mais propenso para você melhorar a sua forma física?
Para a comunicação funciona da mesma forma, aprender algo dentro de um cenário amigável e que estimule você a crescer, vai gerar mais resultados. Por isso, pense na possibilidade de criar ambientes assim para treinar a sua fala em público, vou deixar aqui 5 sugestões:
- Jogos de tabuleiro;
- Amigo oculto;
- Bar com os amigos;
- Grupo da família no Whatsapp;
- Igreja.
Ganhe confiança no seu ambiente favorito, depois aumente o nível de dificuldade até que esteja mais confortável também em um lugar mais desafiador.
Tudo vai fluir bem, tenha certeza!
Um abraço,
Paulo Felipe