Em um mercado cotidianamente disputado, a prospecção de clientes é mais do que uma ferramenta de negócios.
Por exemplo, já parou para pensar que uma estratégia bem-sucedida ao prospectar pode significar não somente um diferencial, mas a sobrevivência no respectivo nicho de atuação da empresa?
Nessa competição acirrada, certamente leva vantagem quem tem facilidade em se comunicar e possui habilidades de oratória com foco em vendas.
Quer saber algumas maneiras de atrair seus clientes e fechar ótimos negócios? Então continue conosco, a seguir listaremos 6 dicas de prospecção de clientes para alavancar suas vendas.
Afinal, o que é mesmo prospecção de clientes?
Quando se trata de vendas, prospecção de clientes é um termo que não deve se limitar a apenas uma etapa do processo, mas como um conjunto de habilidades a se aprimorar na relação com o público.
Se pensarmos que com o treino e prática, podemos melhorar por exemplo, a habilidade de dirigir, de manusear uma ferramenta ou instrumento, e até mesmo de “mandarmos bem” naquele game, veremos que com a prospecção de clientes não é diferente.
Você irá encontrar uma série de definições para o que é prospecção de clientes. Em linhas gerais, a prospecção de clientes é encontrar pessoas que estejam precisando do seus produtos e serviços, ou que podem se beneficiar deles.
Mas, como fazer isso? De que maneira se portar diante dos prospects? Como estabelecer a abordagem correta com o público de clientes em potencial?
As dicas a seguir irão contribuir, acompanhe.
1. Prospecção de clientes: descubra seu cliente ideal
Ao prospectar, é importante não perder tempo com clientes que muito provavelmente não irão comprar de você. Mas, como saber isso? Descobrindo seu cliente ideal.
Para tanto, você precisará:
• Traçar um perfil do seu cliente ideal;
• Identificar quais as preferências desse cliente;
• Descobrir quais são as maiores dificuldades que os clientes sofrem sem o seu serviço e/ou produto;
• Perceber de que maneira o seu produto/serviço torna a vida desses clientes melhor.
O aconselhável é colher o máximo de informações possíveis para criar esse perfil de cliente ideal. Defina também se esse cliente é uma empresa ou pessoa física, por exemplo. Se for uma empresa, se trata de uma pequena empresa? Média? MEI?
Atente-se também a questão da idade, poder aquisitivo, dentre outros detalhes.
2. Faça uma abordagem impecável em sua prospecção de clientes
O momento da abordagem é crucial, afinal, é o momento em que o potencial cliente precisa enxergar valor na sua solução.
Aqui é a hora de identificar primordialmente, a resposta para ao menos duas questões:
• O que motiva os potenciais clientes a se interessarem pelo seu serviço ou produto?
• O que é possível fazer para captar a atenção e despertar o desejo deles em adquirirem os seus serviços e produtos?
Mediante tais respostas, ficará mais fácil listar seus prospects com maior potencial de negócios. Durante a abordagem, não tente vender seus produtos ou serviços. Por mais estranho que isso lhe pareça em um primeiro momento, segure a ansiedade e, antes de tudo, ofereça soluções ao invés dos produtos e serviços.
Pesquise seus clientes, saiba quais são as dores que ele enfrenta, e partindo desse princípio, analise quais são seus produtos que estão alinhados a suprir as necessidades desses prospects.
Dessa forma, planejando sua prospecção, sua abordagem será assertiva, e você ganhará além de tempo, muitos novos e bons negócios e vendas.
3. Peça indicação para seus clientes atuais
Se há uma propaganda e divulgação eficiente e que acarreta uma série de novos negócios, ela se chama indicação.
Sabe seus clientes atuais? Então, procure executar o melhor trabalho possível para eles. Não há melhor vitrine do que um trabalho bem feito. Além de satisfazer seus clientes, quando você executa um trabalho de alto nível, ou quando seu produto soluciona os problemas dele, seu cliente se torna uma espécie de “porta voz” do seu negócio.
Ele irá te indicar para outras pessoas que passam pelos mesmos problemas que ele passava antes de usar os seus serviços, e com isso, as chances de adquirir mais clientes cresce de forma elevada.
4. Tenha um ótimo discurso de vendas
No entanto, de nada adianta ter ótimas indicações e contatos quentíssimos, se você não tiver uma boa argumentação e poder de persuasão. É de extrema importância articular bem as palavras e dominar ao menos o básico em oratória para vendas, para que ao ligar, realizar encontros e reuniões com os potenciais clientes, fechar contratos e negócios.
Se porventura, você aí do outro lado sente que sua capacidade de se comunicar com os clientes em potencial, deixa a desejar, saiba que é possível sanar este déficit.
Diante deste contexto, o ideal é procurar ajuda especializada. Por exemplo, você já considerou fazer um investimento em cursos de oratória e vendas?
Desde a expressão corporal, até o uso da voz corretamente para potencializar a mensagem que o vendedor quer passar, há uma série de técnicas e estratégias comunicativas capazes de criar conexão com o potencial cliente. Tudo isso pode ser assimilado por meio de exercícios, treinamentos e cursos de oratória.
Com esse conhecimento, certamente você se sentirá bem mais seguro (a) quando estiver realizando a prospecção de clientes.
5. Use a tecnologia em seu favor
O mundo digital está aí, sobretudo para gerar mais negócios. Sendo assim, jamais negligencie a possibilidade de prospectar por meio da internet, por exemplo.
Partindo o básico, que é um website, o ideal é que você invista também em seu discurso escrito, apostando em boas estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo.
Um blog em seu site, um bom trabalho de Inbound Marketing integrando o site, blog e demais conteúdos com as redes sociais, com planejamento e disciplina, trarão um ótimo retorno ao seu negócio.
Além de contratar especialistas em marketing digital, é interessante se aprimorar realizando alguns cursos no segmento. Dentre as possibilidades, é interessante conhecer de perto um curso de Webwriting – Redação para a mídia digital, por exemplo.
6. Aposte na exposição de depoimentos de clientes satisfeitos
Você tem um cliente que amou seu serviço e que deu um depoimento sobre o projeto realizado?
Não tenha receio de fazer a exposição do depoimento nas redes sociais, site, case de sucesso, blog e afins.
Solicite previamente, a autorização do cliente, claro. Feito isso, use o depoimento como uma prova social do seu trabalho, isso surtirá um efeito positivo em seus potenciais clientes.
E você, conhece alguma outra dica ou estratégia para atrair o público e convertê-lo em clientes? Conte pra nós!