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Você sabe se comunicar, tenha certeza!

Responda com sinceridade: Você é comunicativo? Se sua resposta foi “não”, temos que te dizer que você errou. Na realidade, a múltipla capacidade de comunicação é um dos fatores que diferenciam os seres humanos das outras formas de vidas existentes em nosso planeta.

Então, por que às vezes nos sentimos tão incompreendidos? Incapazes de fazer com que as pessoas nos entendam, mesmo quando em nossa forma de pensar, achamos que nos comunicamos de maneira correta?

Seriam os ruídos de comunicação, responsabilidade daqueles que emitem a informação, ou daqueles que a recebem?
Você pode ter certeza de uma coisa: A comunicação eficiente depende de você.

Tire da sua cabeça essa ideia de que você “não sabe se comunicar”, que você “não é uma pessoa comunicativa”.

Todos nós somos, e podemos ser mais. É muito importante fazer nossa parte para manter a comunicação de forma mais assertiva e transparente possível. Porque é isso que nos categoriza como sociedade e desperta em nós a sensação de unidade.

Basta treinar, se adaptar as formas de comunicação e ter segurança a respeito do que se quer expressar.

Existem diversas maneiras de botar em prática a sua capacidade de comunicação.

Fazendo isso, você se põe a prova para as diversas circunstâncias que podem ocorrer na sua jornada, seja na vida pessoal ou profissional.

Agora que você já sabe que é um ser comunicativo e que existem múltiplas formas de comunicação, que tal começar a ir atrás dos recursos necessários para aprimorar essa importante habilidade inerente a todos nós?

Comunicação assertiva traz qualidade de vida

Onde quer que você esteja, vai precisar se comunicar. As relações humanas se baseiam em interesses, que quando mútuos, levam ao bom entendimento e satisfação de ambas as partes.

Sendo assim, podemos dizer que uma comunicação assertiva traz qualidade de vida, pois quando sabemos como nos comunicar, a tendência de conseguir o que desejamos é maior. Atingindo nossos objetivos nos sentimos mais felizes, satisfeitos e capazes.

Você certamente deve ter em sua vida uma pessoa como referência, que sabe mediar discussões, argumentar de forma positiva e que parece dominar diversos assuntos. Essa pessoa, pode até ser pra você uma inspiração, vista como um líder e te transmitir confiança, pois transparece ter domínio de como lidar com situações adversas, sabendo escutar e utilizando as palavras certas pra determinado momento, de forma que os conflitos se resolvam da melhor forma possível para ambos os lados.

Quando praticamos a comunicação assertiva, até mesmo as situações mais contrárias tendem a se resolver da melhor maneira, pois temos domínio sobre o assunto em questão e isso nos traz resultados positivos, como bons feedbacks, menos preocupações, e a sensação de alivio ao resolver problemas no dia a dia apenas nos comunicando. O que ajuda muito na redução do estresse, não é mesmo?

Pratique a empatia e a gentileza

A gentileza, hoje em dia, tem passado longe das relações humanas. Principalmente quando alguém está insatisfeito com alguma coisa.

Podemos usar o exemplo de um cliente sem paciência em uma fila de espera e que não entende o fluxo de atendimento de uma determinada empresa.

Esse cliente irritado reclama, nervoso, e sem raciocinar usa palavras mal selecionadas, que soam como ofensa e ele próprio não gostaria de ouvir de volta em um diálogo.

Aí entra a empatia. Saber se colocar no lugar do outro. Saber como dizer e o que dizer em determinado momento.

A empatia na comunicação nos ajuda a entender a dor do próximo e portanto, auxilia na escolha das palavras que remediam a insatisfação do indivíduo. Além de nos situar e nos mostrar com o quê estamos lidando, nos ajuda ainda a dialogar com classe e clareza, sem que ideias fiquem subentendidas e que ofensas sejam proferidas.

Então, nesse caso, se somos o atendente que está no diálogo com o cliente insatisfeito e nervoso, cabe a nós ouvir, procurar entender o problema e não nos ofendermos com as palavras mal selecionadas e proferidas por ele.
Que tal, ao invés disso resolvermos o problema, mostrando que entendemos e compartilhamos da dor do cliente, selecionando palavras que possam ser analgésicas para suas queixas!

Quando nos colocamos no lugar do outro, conseguimos rapidamente imaginar como desejamos ser tratados. Assim, sem estresse e muito esforço conseguiremos executar uma comunicação assertiva, sem ruídos e eficaz.

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