O termo linguagem hipnótica tem sido valorizado por um seleto grupo de pessoas bem-sucedidas, como um dos “segredos” para exercer forte poder de influência no âmbito pessoal e profissional.
Você tem encontrado dificuldades no que se refere a persuasão? Não consegue influenciar as pessoas, em relação ao seu produto e/ou argumentos?
Sabia que ter um discurso poderoso e seguro é essencial para que você se torne mais influente e transmita confiança em sua fala, ampliando assim a sua capacidade de persuadir o público?
Quantas vezes você criou coragem para, por exemplo, pedir um aumento para seu chefe, propor algum projeto durante uma reunião de negócios, ou até para “chegar junto” do (a) “crush”, mas viu-se frustrado (a) diante de suas ambições?
Que a comunicação é primordial para nossos relacionamentos, já temos ideia, né? No entanto, mais do que se comunicar bem, para que nossa mensagem atinja as pessoas de forma assertiva, podemos contar com algumas técnicas e “segredinhos”.
A linguagem hipnótica, por exemplo, pode contribuir de forma positiva na construção de seu discurso, te tornando alguém mais influente em suas relações, tanto em seus estudos, carreiras, quanto na esfera social/pessoal.
Descubra a seguir, como isso pode ser possível e veja alguns exemplos de linguagem hipnótica de fácil aplicação no cotidiano.
Linguagem hipnótica: método de sugestão
Em todas nossas interações sociais, estamos constantemente influenciando e sendo influenciado. Como então sermos referências e darmos ênfase em nosso papel de agente influenciador ao invés de somente sermos influenciados?
A linguagem hipnótica e o método da sugestão pode ser a resposta que você procura neste sentido. Originária do latim suggestione, dentre os significados encontrados para a palavra sugestão, o viés psicológico é o mais alinhado às nossas necessidades persuasivas:
¹“Sugestão é a influência que um indivíduo exerce sobre o poder de decisão de um ou mais indivíduos. Quando acontece sob efeito de hipnose, é chamada de sugestão hipnótica.”
Podemos, portanto, afirmar que sugestão é uma poderosa ferramenta de persuasão, ou seja, é uma maneira de influenciarmos as ações das outras pessoas.
Você deve estar se perguntando como isso funciona na linguagem hipnótica, não é mesmo?
Pois bem, a sugestão exerce poder de influência tanto pela comunicação verbal quanto pela comunicação não verbal.
Ou seja, pelas palavras e “chamadas para a ação” que o indivíduo pode verbalizar, ou por gestos, semblante, expressão facial, etc.
A linguagem hipnótica da sugestão no viés verbal implica em algumas técnicas de oratória, como o volume e entonação de voz, por exemplo.
Ao passo que o viés não verbal implica na postura do influenciador, na forma como ele gesticula, olha, transmite confiança e credibilidade por meio de seus gestos corporais e faciais. O que também necessita de técnicas de oratória.
Influenciando sem que o outro perceba que está sendo influenciado
Para se tornar alguém mais influente com a ajuda da linguagem hipnótica, o primeiro passo é ter em mente que as pessoas costumam dar mais “ouvidos” e atenção a quem lhes parece mais importante, poderosa.
Elas se espelham em quem é referência para elas. Sendo assim, você precisa ganhar em hierarquia, ou seja, ser considerado alguém “superior”.
Para tanto, a melhor forma de usar o método da sugestão é investindo no que chamamos de sugestão indireta.
São sugestões carregadas de sutileza, ou seja, você apenas sugere algo, você não está dando um comando direto.
Isso faz com que as pessoas tenham a sensação que elas tem o poder de escolha, quando na verdade, com sua sugestão você já está influenciando as ações e atitudes delas.
Alguns gatilhos da linguagem hipnótica capazes de aumentar seu poder de persuasão
A linguagem hipnótica promove uma série de técnicas e também alguns gatilhos psicológicos capazes de influenciar as pessoas.
Um deles é o gatilho da negação. Ele parte do princípio de que quando falamos para determinada pessoa não fazer algo, ela age exatamente de maneira oposta.
Sabe aquela história de que “o que é proibido é mais gostoso”?
Se alguém te falar, por exemplo, para não pensar em algum (a) orador (a) que você admira, automaticamente você pensará.
Outro padrão da linguagem hipnótica capaz de influenciar as pessoas é o do “podia ou pode ser”.
Quando você quer que alguém faça algo para você, ao colocar tais palavras antes da solicitação, a pessoa certamente levará em conta.
Você ganha com isso, o poder de induzir e influenciar. Por exemplo: “Você podia ganhar muito mais em produtividade na empresa, chefe, se desse uma bonificação aos funcionários”.
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E então, o que você acha de compartilhar este artigo com seus amigos e amigas nas redes sociais? Pode ser que eles te vejam como alguém mais importante, afinal, você promoverá conhecimento de valor a eles com este conteúdo. Com isso, você praticará desde já o seu poder de influência!
¹ https://pt.wikipedia.org/wiki/Sugest%C3%A3o