De fato, saber exatamente como liderar pessoas difíceis é um dos grandes desafios encontrados no setor corporativo em geral.
Afinal, nem sempre se trata de uma escolha, de acordo com nossas preferências e/ou temperamento. Nunca sabemos com quem iremos lidar, tampouco quais características iremos encontrar nas equipes.
A princípio, há casos em que o primeiro pensamento é o de desistir ou tomar medidas drásticas. No entanto, acima de tudo, quem busca ser um líder bem-sucedido e eficiente, sabe que é preciso desenvolver a aptidão de construir o diálogo.
Se você está lidando com pessoas difíceis na empresa, que muitas vezes tentam te colocar à prova e gostaria de estabelecer de fato um diálogo construtivo e eficaz com ela, otimizando a relação, está no lugar certo!
O tema do post de hoje aqui no blog da Tagarela aborda exatamente tal questão. Afinal, como liderar pessoas difíceis? Veja como contornar possíveis conflitos na relação entre líder e colaboradores e confira nossas dicas para uma conversa eficaz!
Como liderar pessoas difíceis: desafios associados à liderança
Se há uma situação que atua como um verdadeiro teste de fogo para quem ocupa posições de liderança, é aquela em que tanto a maturidade emocional quanto a plena capacidade de lidar com divergências e oposições no setor corporativo, são exigidas.
Neste cenário, certamente conviver e liderar pessoas com gênio forte e perfil conflituoso, é um desafio e tanto que está associado diretamente ao papel de um líder.
Antes de tudo, é de suma importância que o líder enxergue tal situação, não como uma barreira à liderança. Mas, ao contrário, é necessário enxergar os colaboradores difíceis como a oportunidade de exercitar a liderança.
Partindo deste princípio, ter em mente a necessidade de buscar sempre contornar os conflitos, não levar para o lado pessoal e estabelecer o melhor diálogo possível é uma boa alternativa.
Sobretudo, pelo fato de que com a prática da conversa saudável no ambiente de trabalho, o clima na empresa tende a se manter em harmonia, positivo, o que tem alto poder de influência nos resultados apresentados.
Até porque, ninguém se sente bem ou feliz trabalhando em um clima hostil ou pesado, não é mesmo?
Cabe, portanto, aos profissionais que atuam na função de liderança, de certa maneira “chamar a responsabilidade” para si e investir na melhor postura. Aquela capaz de construir elos e pontes capazes de estabelecer uma ligação direta entre a equipe e a liderança.
Dicas para estabelecer um diálogo assertivo com pessoas difíceis
1- Construa sua autoridade baseada no respeito e confiança
Diferente daquela imagem estereotipada do chefe, que sempre surge como uma figura que impõe tarefas, que manda e desmanda e que todos tem medo, como líder, é essencial que a sua autoridade não seja pautada no medo.
Ao contrário, é essencial que durante sua trajetória na organização, como líder você demonstre sempre a abertura ao diálogo, bem como a confiança em seus liderados.
Dessa maneira, as chances da confiança ser recíproca se tornam maiores e a possibilidade de contornar tanto os conflitos quanto o temperamento muitas vezes difícil dos funcionários, também.
2- Esteja aberto a uma conversa franca e escute sua equipe
Se mostrar aberto ao diálogo é o primeiro passo para uma conversa eficaz no âmbito corporativo.
Muitas vezes, a pessoa difícil na verdade apenas não está em um bom momento e tudo o que ela precisa é ser ouvida.
Ao invés de bater de frente e cobrar alguma postura ou ação de seu colaborador, procure questioná-lo sobre o que ele tem a dizer, sem julgá-lo (a) previamente.
3- Saiba como passar feedbacks, tanto positivos quanto negativos
Há uma frase de domínio público que diz o seguinte:
“O currículo pode motivar você a contratar alguém e o comportamento pode fazer você demitir esta mesma pessoa”.
Ou seja, um profissional com currículo impecável e talento acima da média, não é garantia de que ele será fácil de lidar.
No entanto, como líder, é imprescindível ter jogo de cintura e saber tanto elogiar quando for merecido, quanto apresentar críticas de forma construtiva e passar ao colaborador, feedbacks negativos.
Nos links abaixo, aliás, temos outros dois artigos que falamos sobre como fazer isso:
Como passar feedbacks negativos
Feedback: Saiba como passar ótimos retornos
4- Você no controle
Procure administrar suas emoções ao se encontrar em um possível “embate” com um funcionário “problema”.
Técnicas de oratória podem contribuir muito com isso, ajudando por exemplo a manter o tom de voz adequado, a pronúncia clara e firme.
Autoconfiança também promove o equilíbrio das emoções, evitando que pessoas difíceis não exerçam sobre você a capacidade de lhe desestruturar e abalar.
Agora conte pra nós, você já teve que liderar ou lidera pessoas difíceis? Quais estratégias você tem utilizado ou já utilizou?