Blog

Como melhorar o tom de voz para ter mais credibilidade na comunicação?

“A voz é a expressão sonora da personalidade”. (Pedro Bloch)

Quantas vezes você já se sentiu prejudicado (a) em determinadas situações, devido ao tom da sua voz?

Muitas pessoas deixam de prosperar, seja no aspecto pessoal e social, pelo simples fato de não passar credibilidade na comunicação.

Sabia que o tom da sua voz pode ser um espelho de você mesmo (a)? A maneira de nos comunicarmos, a dicção e a entonação, dão pistas para as demais pessoas, sobre se aquilo que falamos ser ou não confiável.

Um exemplo clássico: você está na plateia de uma palestra motivacional, onde o orador ou palestrante, aborda questões como acreditar em si mesmo, ir em busca de seus objetivos, a importância de termos um propósito e ânimo revigorado a cada dia.

No entanto, a fala desse mesmo palestrante é sem energia, na verdade é uma fala que ao invés de nos motivar, nos desanima, dá sono e tédio.

Responda: qual credibilidade este profissional possui para abordar um tema cuja prática parece que nem ele mesmo adota para si? Credibilidade nenhuma, não é mesmo?

Se porventura você se identificou com tal situação, saiba que hoje é seu dia de sorte! No post de hoje vamos trazer dicas, soluções e estratégias que mostrarão como melhorar o tom de sua voz e estabelecer uma comunicação mais efetiva.

Continue conosco e veja como lidar com esta problemática tão atual e comum no dia a dia de muitas pessoas.

Falar bem diminui a resistência ao que você diz

Além de trazer muito mais credibilidade na comunicação, falar bem e melhorar o tom de voz ajuda a potencializar o seu poder de persuasão.

Fato é que aquela certa resistência que algumas pessoas podem demonstrar ao que dizemos, na maior parte das vezes está atrelada ao nosso tom de voz, que não convence.

Exatamente por isso, é necessário buscarmos maneiras de utilizarmos da melhor forma possível esta ferramenta essencial na nossa vida, chamada de voz.

O que pensam em relação a nós, bem como a imagem que os outros tem ao nosso respeito, também são fatores ligados de forma bem íntima à nossa dicção.

Para que você passe uma imagem mais positiva e impulsione suas habilidades comunicativas, há algumas técnicas e dicas que podem ser bem úteis. Por exemplo:

• Encontre a frequência ideal

Sua voz precisa encontrar uma frequência que lhe seja cômoda. Você provavelmente já deve ter se perguntado: investir em um tom mais grave ou agudo?

Isso vai depender daquilo que chamamos de registro vocal próprio, ou seja, de qual tom predomine em uma fala mais extensa.

Via de regra, um meio termo pode ser a frequência ideal, mais confortável para você que fala e consequentemente para os outros que ouvem.

• Atente-se à dicção

Há alguns casos em que devido problemas de dicção, o tom da voz acaba comprometido. É o caso da popular “língua presa”, entre outros.

O importante antes de tudo é identificar se você possui algum problema de dicção e, dependendo do caso, procurar um (a) fonoaudiólogo (a).

Em casos simples, algumas técnicas ajudam muito. Por exemplo, nutrir o hábito de aquecer a sua voz antes de uma exposição oral, é uma delas. Para tanto, procure lançar mão de trava línguas.

• Ouça a si mesmo (a)

Autoconhecimento é peça-chave para sua evolução nos diferentes aspectos da vida. E com o tom de voz não é diferente.

Procure gravar você mesmo (a) falando. Com isso, além de perceber vícios de linguagem, sílabas e palavras que tem dificuldade em pronunciar e demais pontos a se trabalhar, você terá ideia do seu tom de voz e poderá melhorá-lo.

• Module sua voz

Modular a voz é uma técnica que permite a variação de diversas características da voz, alterando-a entre ou trecho e outro de fala.

Ou seja, variando a tonalidade, a altura, a frequência, o volume, e em alguns casos, até mesmo o timbre da voz.

• Equilibre o ritmo da fala

Encontrar e manter seu ritmo de fala equilibrado, é fundamental para uma comunicação eficaz.

Ritmo e velocidade na medida certa, ou seja, não tão veloz que os outros não possam compreender. Não tão lento, que as pessoas possam dormir.

• Faça um curso de oratória

Uma dica essencial para você de fato saber como melhorar o tom de voz é por meio de um curso de oratória.

Ele irá dar um upgrade em sua ferramenta de comunicação denominada voz, no entanto, agrega ainda uma série de outros fatores e benefícios relacionados à comunicação.

Dúvidas? Entre em contato conosco!

    Receba novidades!

      VEJA TAMBÉM