Blog

Voz de taquara rachada, como melhorar?

Diga uma coisa: alguma vez você sentiu que o tom de sua voz, irritava as pessoas? Nos tempos de escola, receber o apelido de “Olívia Palito”, era algo comum?

Já te chamaram de voz de taquara rachada? Você conhece alguém cuja voz, é capaz de incomodar, a ponto de querer sair de perto?

A grande verdade é que todo mundo já se deparou com alguma pessoa de voz esganiçada, isso quando não somos nós mesmos os (as) donos (as) de tal característica vocal.

O grande “x” da questão é que a voz mais estridente, desafinada, ou se preferir, de “taquara rachada”, atrapalha de maneira intensa, a boa comunicação, prejudicando a assertividade em reuniões, negócios, palestras e conversas no trabalho, no cunho social, etc.

Afinal, não são raros os casos onde a pessoa perde a chance de ascensão profissional, por ter uma voz considerada diferente. Sem contar com as chacotas sofridas, pela voz mais fina, que causa desconforto auditivo nos demais.

Podemos dizer que nossa voz é nossa marca, logo, todo mundo gostaria (e precisa) que essa marca fosse vista (na verdade, ouvida) de forma positiva, certo?

Você já parou para pensar se há uma solução? Seria possível melhorar o tom da voz e lidar com tal problemática?
Se você tem essa dúvida, fique atento (a): te contamos a seguir, acompanhe!

Voz de “taquara rachada”: origem do termo

Por curiosidade, o que é uma “taquara rachada”?

Uma boa definição foi encontrada no site Portuguese Stackex Change:

“Taquara rachada é uma expressão usada para indicar uma pessoa que tem uma voz tão estridente e desafinada, que chega a ser desagradável e irritante.”

Fonte: https://portuguese.stackexchange.com/questions/4118/de-onde-vem-a-express%C3%A3o-taquara-rachada

Vale dizer que a taquara é uma planta, que possui caules ocos. A planta serve como material na construção do instrumento musical denominado pífaro.

São instrumentos de sopro que produzem sons melodiosos, no entanto, desde que tocados de maneira certa, caso contrário, o som será dos mais horríveis e irritantes da face terrestre.

Quando rachados, também produzem sonoridades ruins, daí a relação entre a voz irritante e o termo “taquara rachada”.

É possível melhorar a voz ou mudá-la?

Em uma entrevista onde o conceituado médico, Dr. Dráuzio Varela aborda a questão da voz, mencionam-se duas questões que agregam muito ao tema voz irritante, veja:

Drauzio – O que faz uma voz ser agradável ou desagradável?

Maria Aparecida Coelho – Não existe modelo de voz bonita. As vozes têm de ser bem-vindas ao ouvido que deve recebê-las de forma amena, sem choques nem batidas.

Drauzio – Quais são as vozes que agridem?

Maria Aparecida Coelho – Vozes mais estridentes, metálicas e mais infantis, ou carregadas de raiva e tensão, costumam agredir os ouvidos. As mais relaxadas e graves, em geral, são mais bem aceitas. No entanto, é preciso saber que há sempre uma alternativa para tornar a voz mais bem-vinda ao ouvido.

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/cuidados-com-a-voz-entrevista/

Como vimos, há tipos de vozes que não agradam, assim como há maneiras de melhorá-las, certo?

Vejamos a seguir, algumas possibilidades:

• Trabalhe a respiração

Respirar da forma adequada é determinante para melhorar a voz. Um exercício importante é ao inspirar e expirar, procurar inflar as regiões dos rins e do abdome.

Aplique as mãos ao redor da cintura, e coloque os polegares nas costas, mantendo os dedos para frente e as palmas apoiadas ao lado do corpo, perto dos quadris.

A cada respiração, perceba se sente suas mãos se expandirem e contraírem.

O respirar mais profundo otimiza a melhora do tom da voz. Para tanto, caso tenha dificuldades, uma alternativa é se deitar no chão, de costas, inserindo as mãos na barriga.

Levante as mãos ao inspirar e desça ao expirar, mantendo os ombros imóveis, sem levantar ou baixar a cada respiração.

• Mantenha a postura correta dos membros

Conforme o site http://cmed.faculty.ku.edu/, a postura correta dos membros ajuda na voz durante o canto. Logo, ela também contribui com a voz em linhas gerais.

As dicas neste sentido são:

• O queixo deve ficar paralelo ao chão;
• Os ombros devem ser mantidos para trás e para baixo, com o peito erguido, mas não em uma posição tensa;
• O abdome deve se manter plano e firme, em uma posição expansível;
• Os joelhos devem estar flexivelmente soltos e nunca travados;
• Os pés devem estar ligeiramente afastados, um ligeiramente à frente do outro.
Fonte: http://cmed.faculty.ku.edu/gummposture/posture.html

• Procure um médico otorrinolaringologista

O profissional solicitará exames de verificação das cordas vocais. Caso seja necessário, ele encaminhará o paciente para uma fonoaudióloga.

• Faça um curso de oratória

A oratória poderá contribuir com a melhor comunicação, trabalhando questões tanto como postura quanto tom de voz adequados, entre outros aspectos importantes.

E você, está satisfeito com sua voz e comunicação? Já foi prejudicado (a) de alguma forma, devido sua voz ser considerada de “taquara rachada”? Se tiver dúvidas e quiser uma ajudinha, entre em contato conosco!

    Receba novidades!

      VEJA TAMBÉM