Alguma vez você já deu uma pausa para refletir sobre por qual razão, parte considerável das pessoas tem medo do chefe?
Se trata de um verdadeiro “clássico” no setor corporativo e muitas podem ser as respostas.
Medo de falar algo que o chefe não goste e por isso, ser despedido (a), medo de pedir aumento, e até mesmo o temor da própria pessoa, que independente do cargo ou posição, demonstra-se austera.
A grande verdade é que ao não ter uma comunicação assertiva com seu líder, o indivíduo acaba bloqueando sua atitude e iniciativa. Com isso, prejudica até mesmo sua performance profissional.
A falta de comunicação se torna extremamente nociva, e muitas vezes tem origens na própria timidez do colaborador.
Diante de tantos fatores negativos em relação ao medo de falar com o chefe, a pergunta é: como controlar tal temor?
O que é possível fazer para contornar o medo e estabelecer uma boa comunicação com o patrão?
Contamos a seguir, continue conosco e confira!
Medo de conversar com o chefe: alguns truques que irão te ajudar
Você já ouviu falar sobre o “Ciclo de desgraça emocional”? É um termo estrangeiro que traduzimos livremente aqui, e que resume a seguinte situação:
Diante de seu (sua) chefe, você teme que um erro, por menor que ele seja, acarrete consequências sérias, graves, fatais. Sendo assim, o estado de nervosismo leva à preocupação constante. O que por sua vez, reduz o seu foco. Com isso, há uma maior chance de erro e, portanto, mais nervosismo.
Todo pânico mencionado acima faz com que o funcionário muitas vezes, sinta-se até mesmo incapaz de dialogar com o seu superior.
É claro, um pouco de cuidado e apreensão diante do chefe, é algo bem natural, corriqueiro. Mas quando há medo elevado, capaz de bloquear até mesmo sua fala, algo precisa ser feito, não é mesmo?
Para tanto, selecionamos algumas dicas que irão contribuir para controlar o medo e dialogar melhor com o patrão:
• Aposte em uma comunicação proativa
Aquela máxima de que é preciso encarar os seus medos é muito válida. Se você chamar para si a responsabilidade e tomar a iniciativa, verá que “o bicho não é assim, tão feio quanto pintam”.
Sendo assim, pergunte a ele como você poder ajudar ou como deve ser feita determinada tarefa, mostre interesse e tire dúvidas, sempre com um tom de voz seguro e fala firme.
• Treine suas conversas
Quem nunca treinou um diálogo em frente ao espelho, com o intuito de se aproximar daquela ou daquele crush quando criança (ou até mesmo adulto)?
Supondo que você tem medo de falar em público, e sendo mais específico, de falar com o chefe, treinar sua fala, suas respostas e perguntas poderá trazer mais segurança, ajudando a lidar melhor com o medo.
Com isso, você vai controlar a ansiedade e a conversa fluirá de maneira mais tranquila.
• Conheça seu chefe mais de perto
Procure se aproximar de seu chefe, de forma natural e espontânea. Se surgir a oportunidade, tome um café ou almoce juntos. Procure conhecer gostos similares, algumas particulares, hobbies e coisas assim.
Você passará a perceber o chefe como uma pessoa normal e isso contribui para diminuir o peso e tensão ao se comunicar com ele. Com isso, você terá uma imagem mais humanizada do seu chefe.
• Seja claro em sua comunicação
Ao conversar com seu chefe ou superior, vá direto ao ponto, usando a linguagem correta. Sempre indique claramente o que você espera/precisa. Além disso, procure observar qual o melhor momento para conversar com seu chefe.
Tenha clareza em relação às mensagens que serão transmitidas.
• Atente-se à sua linguagem corporal
Procure sempre emitir uma linguagem corporal confiante. Mantenha uma postura ereta e evite mexer-se compulsivamente na cadeira, balançando as pernas, por exemplo.
Sempre mantenha contato visual e incline-se para a conversa.
• Invista em sua oratória e comunicação
Uma ótima maneira para controlar o medo e incentivar sua autoconfiança ao dialogar com superiores, é investir em suas habilidades comunicativas.
Realizar um curso de oratória, por exemplo, é uma ótima oportunidade a ser avaliada. Afinal, a Comunicação Empresarial implica em uma série de detalhes que, com as técnicas corretas, poderão alavancar sua fala para níveis mais elevados e assertivos.
Agora conte para nós, você consegue encarar seu chefe “de boa”, ou controlar o medo tem sido algo complicado?