É cada vez mais comum, o uso de técnicas psicológicas para aumentar a capacidade de persuasão das pessoas.
Você não sabe muito bem o que são técnicas psicológicas, tampouco como elas funcionam no discurso?
Então me responda o seguinte:
Você está cansado (a) de receber não como resposta? Isso tem te deixado frustrado (a)?
Alguma vez você que está aí do outro lado da telinha, já parou para pensar por qual motivo recebe tantas negativas?
Seja nos seus relacionamentos pessoais, seja no âmbito profissional, é bem provável que boa parte desses “nãos” aconteçam, pelo simples fato de sua comunicação não ser assertiva.
Na verdade, até mesmo quando temos uma boa comunicação, um dos fatores determinantes para você ouvir aquele sim em relação a uma promoção no emprego, é exatamente o seu poder de convencimento.
Desde a aprovação daquele projeto que você propôs em uma reunião, até o sucesso nas vendas e o sim para aquele convite que você fez para sair com aquele (a) crush, tudo está relacionado com a forma pela qual você se comunica.
Há várias maneiras de se melhorar a comunicação e desenvolver uma comunicação assertiva e otimizada, capaz de convencer as pessoas.
Acredite: ninguém nasce com o “dom” de se comunicar perfeitamente. Se trata de uma aptidão que não só pode, como deve ser desenvolvida por meio de várias ferramentas, ao longo do tempo.
Além de um curso de oratória, por exemplo, é possível agregar ainda mais valor em sua comunicação por meio de técnicas psicológicas capazes e potencializar ainda mais o seu poder argumentativo.
Ou seja, você pode convencer, de forma ética, claro, as pessoas. Quer saber como? Continue conosco e descubra a seguir!
Mensagem clara e efetiva: melhore sua linguagem corporal na comunicação e convença as pessoas
Aos nos comunicarmos, utilizamos nuances de voz, de gestos e de postura corporal.
Sobretudo em relação à postura do corpo e os gestos, que são os fatores não verbais da comunicação, é fato que eles não apenas são importantes. Eles de fato, fazem toda a diferença para o sucesso da transmissão de sua mensagem.
Mais do que isso, são elementos capazes de aumentar seu poder de persuasão, fazendo com que um determinado pedido seja atendido ou determinada atitude seja influenciada, graças ao seu discurso.
Sendo assim, trabalhar seus gestos e postura corporal, fatores que fazem parte da oratória, são vistos com técnicas psicológicas que potencializam o poder de convencimento do indivíduo.
Afinal, engana-se quem acredita que o convencimento está somente nas palavras.
Para ouvir um sim ou convencer o outro, o seu corpo deve sinalizar positivamente durante a conversa e argumentação.
Algumas dicas nesse sentido são:
• Evite conversar com os braços cruzados;
• Procure não gesticular excessivamente ao falar;
• Deixe as palmas das mãos expostas ao dialogar, isso passa a mensagem que você é alguém confiável e envolvido com a conversa;
• Olhe nos olhos de quem você está se comunicando. Sabia que um estudo da Harvard Business Review comprovou que um pedido feito cara a cara é 34 vezes mais efetivo comparado ao feito por e-mail? Ao olhar nos olhos você certamente vai aumentar ainda mais seu poder de convencimento, passará firmeza e segurança.
Técnicas psicológicas que ajudam no convencimento: princípio da afeição
O princípio ou lei da afeição é outro fator estratégico que você pode usar em sua mensagem para ampliar seu poder de convencer as pessoas.
Na obra chamada “As Armas da Persuasão – Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar”, de Robert Cialdini, o autor descreve o princípio da afeição, por meio do exemplo deste “gatilho psicológico” aplicado em um experimento de duas turmas de MBA.
Enquanto a turma “A” teve com instrução, vender o mais rápido possível, pautada na sentença de que “tempo é dinheiro”, a turma “B”, ao contrário, recebeu como orientação, interagir e criar um relacionamento com as pessoas, para somente depois disso negociar com elas alguma ação de vendas.
O resultado do experimento: de 100% de vendas, a Turma “A” fechou cerca de 55%. Porém, com a turma “B” o resultado foi de 95%!
Traduzindo: ao criar um elo de afeição, usando esta técnica psicológica, as chances de se obter um sim são muito mais altas.
Demonstrar empatia é uma técnica psicológica capaz de aumentar o poder de convencimento
Talvez você já tenha reparado nos meios de comunicação, o quanto de fala sobre a importância da empatia e no quanto ela faz falta nos dias atuais, não é mesmo?
O que você talvez não saiba é que aplicar a empatia em sua comunicação pode trazer resultados positivos.
Para tanto, é preciso desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro, para entendê-lo, compreendê-lo, percebendo as alegrias, as dores e as carências daqueles que nos cercam.
Assim, fica mais fácil “falarmos a língua do outro”, criar conexões e aumentar as probabilidades de convencimento.
Aquele “lance” de demonstrar que, de certa forma, a gente sente o que o outro sente, sabe? Basicamente, isso é empatia.
Suponha que você tem um pedido delicado para fazer ao seu chefe, por exemplo, e ele ser considerado uma pessoa “difícil”, “problemática”. Procure se colocar no lugar dele, compreender que ele é pressionado, cobrado também por outros superiores, o que muitas vezes o deixa estressado.
Mostre que você também passa por situações similares e que estão “no mesmo barco”. Isso pode estreitar o diálogo, criar certa proximidade e levar seu superior muitas vezes a atender sua solicitação.
Psicologia reversa
E quando nosso interlocutor é alguém “famoso” por ser do contra?
Uma boa alternativa para conseguir bons resultados é fazer uso da técnica da psicologia reversa.
Ou seja, são comandos que irão estimular uma pessoa para uma ação contrária da qual falamos.
É como se eu por exemplo, disse-se:
“Não use técnicas psicológicas para aumentar o seu poder de convencimento”. Daí você, “só pra contrariar”, pensa: “Ah, eu vou usar sim”, e pronto, se motiva a utilizá-las.
Confira demais conteúdos da Tagarela School sobre Persuasão e Convencimento
Para otimizar ainda mais e enriquecer suas estratégias de comunicação, confira outros conteúdos onde falamos sobre o tema:
Habilidades técnicas para persuadir qualquer pessoa
Persuasão: Por que algumas pessoas conseguem ser mais persuasivas?
Descubra como a linguagem hipnótica pode te tornar mais influente!
Que tal colocar em prática nossas dicas agora mesmo e depois nos contar o resultado? Até a próxima!