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Aprenda a usar o Design Thinking em suas apresentações

Você já parou para pensar no quão impactante pode ser usar o Design Thinking em suas apresentações?

Imagine, por exemplo, que você precisa apresentar um novo projeto ou produto em sua empresa. E que o sucesso dessa apresentação significará uma evolução extraordinária em sua carreira.

No entanto, por mais que você tenha aprimorado sua linguagem e comunicação, tenha investido e assimilado algumas técnicas de oratória, ainda tem aquele medo de, de repente, a plateia cochilar, ou não prestar atenção em no conteúdo.

É exatamente neste ponto que aprender a usar o Design Thinking pode ser o diferencial que você procura!

No artigo de hoje, você vai descobrir:

  • O que é o Design Thinking?
  • Qual a sua importância?
  • Como ele é utilizado?

A resposta para tais perguntas, dentre outros detalhes, você confere a seguir!

O que é o Design Thinking?

Numa tradução literal, Design Thinking de forma aportuguesada seria algo como “pensamento de designer”.

O termo se tornou popular com o livro “Design Thinking — Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias”, escrito por Tim Brown, CEO da empresa de consultoria em design IDEO.

Essa abordagem e/ou metodologia, pode ser definida como um sistema que promove a criação de ideias de negócios. Ideias criativas, inovadoras, de maneira organizada e sistemática.

Mais do que isso, o Design Thinking propõe um viés diferenciado de pensar soluções para problemas. Para tanto, torna o usuário o elemento central da discussão.

Dessa forma, é possível identificar desejos, demandas, necessidades, dores, medos e preocupações das pessoas.

Com a aplicação da metodologia, é esperado que as soluções estejam em sintonia com o público, o que agrega mais valor ao negócio/produto.

No mundo corporativo, o Design Thinking é bastante usado, por meio do teste de vários produtos e serviços que porventura atendam as expectativas do público.

No entanto, o mais incrível desta abordagem é que ela não fica restrita aos negócios, podendo ser aplicada também no âmbito pessoal, bem como em suas estratégias comunicativas, como em uma apresentação, por exemplo.

Qual a importância do Design Thinking?

Não é difícil pensarmos no motivo pelo qual o Design Thinking se faz tão importante e necessário nos tempos de hoje.

Em uma época onde se valoriza cada vez mais a experiência do cliente e público, ao buscar facilitar a vida do usuário com soluções práticas e diferenciadas, o Design Thinking surge como a mais perfeita das soluções.

Antes de mais tudo, o foco deve ser direcionado aos desejos do público em questão.

O objetivo é satisfazer o público. Para tanto, a abordagem deve levar em conta, fatores como a visão de mundo das pessoas, bem como as suas experiências culturais.

Dessa maneira, é possível solucionar possíveis impasses e conflitos, afinal, pontuando as possíveis barreiras comunicativas, temos a oportunidade de trazer soluções e alternativas para superá-las.

Como é possível perceber, não se trata de premissas matemáticas, mas de um levantamento das necessidades reais de uma parcela do público consumidor, o que faz dessa abordagem algo de caráter mais humano, podendo ser aplicada em qualquer tipo de negócio e de apresentação.

Percebe que se você conseguir implementar algumas estratégias de Design Thinking em suas apresentações, você pode ir muito além, e ser bem-sucedido (a)?

Por exemplo: se você conhecer a fundo seu público, suas expectativas, necessidades, poderá desenvolver um conteúdo que supra todas essas carências.

Afinal, identificando o que seus interlocutores “pensam” sobre determinados aspectos e o que eles julgam relevante, você estará muito mais propenso (a) a entregar algo de valor para essas pessoas.

Em outras palavras: você poderá organizar as apresentações focando nos desejos do público em questão.

Utilizando Design Thinking: entregando exatamente aquilo o que interessa ao seu público

Um dos maiores mitos da inovação, tecnologia e empreendedorismo, Steve Jobs, que a título de curiosidade foi um grande amigo de David Kelley (o “pai” do Design Thinking), dizia que para o sucesso de um negócio, todos os produtos tinham que ser criados pensando, antes de tudo, no usuário.

Pegando esse gancho, para garantir o sucesso de sua apresentação, toda sua performance e conteúdo devem ser pautados no seu público-alvo.

Uma matéria do portal ‘Na Prática’, sobre o tema Design Thinking, escrita por Rafael Carvalho, Luis Alt, da Escola de Inovação em Serviços, diz o seguinte:

“Como o design thinking é uma abordagem, uma forma de encarar as coisas, o ideal é que os principais valores dele — empatia, colaboração, experimentação — sejam incorporados ao dia-a-dia das empresas, para resolver todo tipo de situação”.

Fonte: LINK

Sendo assim, ao se preparar para uma apresentação, colocar em prática tais características mencionadas acima, pode ser fator chave para uma comunicação assertiva com seu público.

A seguir, selecionamos algumas dicas sobre como você pode aplicar o Design Thinking nas apresentações:

  • Imersão

É o momento da empatia, de se colocar no lugar do outro. No caso, de quem vai assistir à apresentação.

Sua fala deve entregar aquilo que o público busca, espera, precisa.

  • Análise

Essa fase é quando, com a posse de dados, você constrói seu projeto customizado, ou seja, sua apresentação pautada naquilo que seu público necessita. Se trata da etapa onde você identifica a carência, dor e problema, e transforma isso em oportunidade.

  • Ideação

Ideação é o momento de analisar todas as ideias para sua apresentação, passá-las pelo filtro e selecionar as melhores e mais alinhadas ao seu público.

  • Prototipação

No Design Thinking, a prototipação é o momento de testes, para aprimorar a ideia.

Supondo que você fará uma palestra e preparou todo o conteúdo. Seria o momento de apresentá-lo para algumas pessoas, antes de “colocar a cara à tapa”.

Lapidar os erros e melhorar pontos fracos, tudo isso pode ser realizado nessa etapa.

Seguindo tais preceitos, é plenamente possível criar uma comunicação de maior engajamento e mais próxima das pessoas.

Indo além, com a abordagem do Design Thinking você pode inclusive despertar maior interessante das pessoas e identificação do cliente/público com seu projeto/apresentação, gerando resultados bem-sucedidos para sua carreira, negócios e esfera social.

Que tal implementar o viés do Design Thinking em suas apresentações, seguindo nossas dicas?

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