Você já parou para pensar no quanto o podcast está cada vez mais presente no dia a dia da gente?
Certamente, ao menos alguma vez você baixou algum ou acessou em alguma plataforma de streaming, não é verdade?
A popularidade dessa forma de se consumir conteúdo vai exatamente ao encontro de uma das principais necessidades das pessoas: tempo.
Se você é do tipo de pessoa, que gosta de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, e que acima de tudo, procura formas de otimizá-lo, é muito provável que faça uso dessa ferramenta.
Seja para ouvir as principais notícias do dia e ficar atualizada (o), seja para aprender mais sobre um assunto específico, ou ainda para se divertir ou relaxar.
Aliás, um outro ponto positivo do podcast, fora a praticidade, é o fato dele atuar como uma importante ferramenta de comunicação. Trata-se de uma ótima estratégia para disseminar sua mensagem e conteúdo, e sobretudo, para contribuir com a construção de sua autoridade sobre determinado segmento e nicho.
Mas, afinal de contas, o que é de fato um podcast?
Como preparar um podcast?
É exatamente disso falaremos a seguir. Continue conosco, e veja como é possível ter o seu próprio podcast e, ainda por cima, aprimorar sua fala em público!
Afinal, o que é um podcast?
Um podcast pode ser considerado como um tipo de programa de rádio, no entanto, bem mais flexível e interativo.
Se nos tempos mais antigos era comum que as pessoas consumissem determinados programas em suas rádios preferidas, sempre no mesmo horário em que eram transmitidos, o podcast tem a liberdade de não se prender a horários.
Você pode, por exemplo, ouvir um podcast no seu carro, na rua, caminhando no parque, praticando um esporte radical, fazendo musculação ou correndo na esteira da academia, na cama, enfim, onde quiser!
Basta encontrar o podcast que você quer ouvir na internet, e pronto. Você pode acessar diretamente no site onde ele está disponível, ou fazer seu download para ouvir depois, mesmo sem conexão com a internet.
Benefícios do podcast
Em relação ao formato do podcast, via de regra, ele segue uma temática. Mas também, há podcasts que abordam assuntos e conversas aleatórias, histórias únicas, debates, notícias, enfim. Não há limites criativos e temáticos para se fazer um podcast – o que é uma vantagem.
Se trata de uma incrível ferramenta de mídia digital, que pode ser utilizada para variados fins. Você pode, por exemplo, aumentar a sua autoridade como advogado, no caso de atuar no segmento jurídico, criando um podcast que esclareça dúvidas das pessoas sobre o tema.
Um outro benefício que fazer um podcast pode lhe trazer é em relação à sua fala e comunicação em geral.
Praticidade, maior confiança de marca, bem como estabelecer uma audiência fiel, que posteriormente pode ser convertida em clientes/vendas, são alguns dos benefícios obtidos com um podcast bem elaborado.
Dicas de como fazer um podcast
Se você chegou até aqui, no mínimo você decidiu criar seu podcast, ou ao menos, se interessa e considera a ideia, não é?
Sem mais delongas, veja como fazer um podcast, seguindo as dicas a seguir:
-
Defina o tema
Escolha um assunto que você domine, seja especialista e que goste de falar sobre. Com isso, as possibilidades de entregar um conteúdo de altíssimo valor para o público será muito maior.
-
Estabeleça quem serão os participantes
Um podcast permite a participação de diferentes pessoas. Suponha que você decidiu fazer um podcast, cujo tema seja “Direito de família”. Você pode convidar alguém que também seja especialista no assunto, e assim, enriquecer o conteúdo.
Definindo os demais participantes, seu podcast ganha em dinamismo, além de atrair o interesse das pessoas.
-
Planeje o conteúdo
Em suma, ter um roteiro, por mais simples e básico que seja, é fundamental no planejamento do podcast. Sendo assim, estabeleça qual a pauta do podcast, seu conteúdo, e liste os tópicos principais, bem como alguns dados estatísticos e informações relevantes.
Você não precisa nem deve ler o roteiro, mas se guiar por ele para que o conteúdo fique o mais natural possível.
-
Trabalhe sua oratória
Como sabemos, um podcast é essencialmente um arquivo de áudio, logo, a voz é quem comanda. Dê uma atenção especial para a voz, trabalhe a variação de tom, imprima um ritmo interessante ao falar.
Grave suas falas, analise, perceba se há um tom único ou em desarmonia e vá aprimorando suas técnicas vocais e de fala na oratória.
Esse passo é fundamental para o sucesso do seu podcast, haja vista que é preciso certificar-se de que as pessoas estão ouvindo de forma clara a sua mensagem.
Faça exercícios vocais como treino, simulando a fala do podcast antes de gravá-lo.
Se quiser aprimorar mais, considere fazer um bom curso de oratória.
-
Reúna o equipamento para a gravação do podcast
Invista num bom microfone, notebook e um software de gravação de áudio e edição. Nisso se resume tudo o que é necessário para a produção do seu podcast.
Uma dica de software para gravar e editar um podcast é o Audacity, bem intuitivo e sem grandes dificuldades, mesmo para quem nunca fez isso na vida.
-
Publique e divulgue o podcast
Uma dúvida comum para muitos que estão começando a produzir um podcast diz respeito a como publicar e divulgar o arquivo de áudio.
Antes de mais tudo, é preciso um ambiente para hospedar o podcast, bem como de um Feed RSS.
Uma ótima opção para hospedar o arquivo é a plataforma Soundcloud. Basta fazer o upload do arquivo, criando antes uma conta gratuita.
No link a seguir você tem todas as informações relevantes:
https://on.soundcloud.com/creator-guide/podcasting
Além de compartilhar o link do podcast em suas redes sociais, hoje em dia é bem interessante disponibilizar também em sites de streaming, como por exemplo Deezer e Spotify.
Clique aqui para saber como publicar o podcast no Deezer
Clique aqui para saber como publicar o podcast no Spotify
Que tal criar seu podcast agora mesmo e compartilhar seu conteúdo conosco?