Blog

Como Harvey Specter e Thomas Shelby se comunicam

Você é daquele tipo de pessoa que adora acompanhar séries e não dispensa uma boa maratona na Netflix ou outros canais e plataformas?

Já pensou em se divertir e se entreter, ao mesmo tempo em que absorve determinados ensinamentos de oratória, persuasão e exemplos de negociação?

Acredite: isso é possível e opções não faltam. Se você nunca ouviu falar em Harvey Specter e Thomas Shelby, já deixou aqui um conselho: procure assistir duas das séries que estão dentre as de maior destaque no momento.

Me refiro a Peaky Blinders & Suits. Os respectivos personagens são protagonistas e ilustram muito bem, questões relacionadas à comunicação e linguagem.

Inteligência emocional, linguagem não-verbal, postura corporal, dentre outros aspectos relacionados com a oratória, encontram nos dois personagens, exemplos claros, práticos e que servem como inspiração para a aplicação no dia a dia.

Seja você um líder de uma equipe de vendas em uma empresa, seja você um advogado, certamente conhecer um pouco mais de perto as séries e o comportamento comunicativo de Harvey Specter e Thomas Shelby contribuirá com o seu desenvolvimento na comunicação.

Curioso (a)? então continue conosco e descubra tudo sobre estas figuras interessantes a seguir.

Como Harvey Specter se comunica em Suits

Suits é apontada como uma das melhores séries dos últimos tempos. Lançada em 2011, aborda a história de Mike Ross, um rapaz bem esperto e dotado de extrema inteligência.

No entanto, ele não concluiu a faculdade de Direito pelo fato de ser pego ao vender uma prova para ninguém menos que a filha do reitor da faculdade.

Porém, Mike Ross não é o protagonista, mas sim Harvey Specter. É exatamente ele que se impressiona com a inteligência de Mike, contratando-o para ser um dos advogados associados, mesmo que Mike não seja formado.

Interpretado por Gabriel Macht, Specter é um dos melhores advogados locais, e totalmente diferenciado. A princípio, adota uma postura um tanto quanto fria em sua comunicação com o novato Mike Ross, mas no desenrolar da série passa a tratá-lo como uma espécie de “pupilo”.

Em relação a maneira que ele se comunica, podemos destacar uma série de pontos fortes:

  • Specter demonstra autoconfiança

Um dos principais fatores para desenvolver uma comunicação mais assertiva e passar verdade e firmeza nas palavras, é certamente a autoconfiança.

Extremamente seguro de si, Harvey Specter dá um verdadeiro “show”, neste quesito.

Sabemos que uma das principais ferramentas a serviço de um advogado, é seu poder de argumentação, persuasão e convencimento. E nesse ponto, o personagem chega a beirar a “arrogância” em determinadas passagens, de tão elevado é seu potencial.

Muito de sua confiança, aliás, vem também de sua inteligência emocional. Você não verá o personagem descontrolado, gritando. E aqui temos mais uma lição da boa comunicação do personagem: ao invés de levantar a voz, melhore os argumentos.

  • Specter conhece muito bem seu público-alvo

Uma outra lição importante da série e do comportamento de Harvey Specter, que pode ser levada para o âmbito da comunicação, é que ele sempre conhece quem está do outro lado.

É comum que muitas pessoas, em situações onde precisam apresentar determinado produto, prospectar clientes, negociar e realizar vendas, por exemplo, dominem o tema, o produto, seus benefícios.

Isso é necessário, óbvio. Mas, você já pensou no quão importante é também saber para quem vai falar sobre isso?

Seja para adequar a linguagem, seja para encontrar os argumentos certos e coerentes ao seu interlocutor, o personagem de Suits sempre conhece bem quem está do outro lado. Fica aqui a lição.

  • Specter é um mestre da linguagem corporal

Analisando a comunicação do personagem, notamos que ele sempre mantém contato visual com as pessoas.

Isso demonstra que ele está presente naquele momento, prestando atenção na pessoa. Ou seja, é uma postura favorável, sobretudo hoje em dia, quando vivemos a era da distração.

Outro fator importante é que Specter tem um cuidado especial com sua aparência. Veste-se bem, de forma impecável, terno, gravata, cabelo estiloso, o que gera um impacto visual poderoso.

A imagem do personagem colabora com seu poder de persuasão.

Como Thomas Shelby se comunica em Peaky Blinders

Nosso outro personagem brilhante em sua comunicação é Thomas Shelby, de Peaky Blinders.

Ele é o líder de uma gangue que, de fato, existiu em Birmingham, Inglaterra. Isso lá pelos idos do final do século XIX e começo da primeira década do século XX.

A gangue? Peaky Blinders! Eles tinham o costume de usar uma navalha e boinas. Thomas é ex-soldado britânico, carrega alguns traumas da guerra, bem como condecorações.

No decorrer dos episódios, os Peaky Blinders se tornam uma poderosa força mafiosa controladora das apostas em corridas de cavalo.

Voltando a Thomas Shelby, vale dizer que ele demonstra características intrigantes e que demonstram exatamente o motivo pelo qual ele obtém sucesso em seus objetivos.

Em relação a maneira que ele se comunica, destacamos a seguir os seguintes pontos fortes:

  • Shelby tem cuidado com sua imagem pessoal

Estrategista brilhante, Shelby não descuida de seu aspecto visual. Não somente ele, mas todos da “família” Peaky Blinders demonstram elegância. Usam apenas ternos bem cortados, sapatos bem lustrados, cortes de cabelos bacanas. E isso não é apenas uma questão estética. Por ser um homem de negócios, ele sabe que precisa ter e transmitir uma imagem de pessoa bem-sucedida.

Afinal, a primeira impressão é a que fica.

  • Shelby se prepara antes de todas as reuniões

Outro item estratégico que Shelby adota é a de se preparar previamente. Assim como faz Specter em Suits, Shelby conhece antes seu público. Assim, tem sempre um plano B caso seja necessário, e exerce o poder perante seu público, pelo fato de estar munido de informações.

Ou seja, podemos nos inspirar em sua conduta e quando estivermos em nossas reuniões no trabalho ou apresentações, nos lembrarmos desse exemplo.

  • Shelby tem um controle emocional extraordinário

O mundo pode cair ao redor de Shelby, ele pode estar prestes a eliminar alguém. Mas, sua frieza e calma mesmo em situações de elevado estresse e conflito é algo que chama a atenção.

Na oratória, diante da necessidade de falar em público, podemos usar a inteligência emocional do personagem como um incentivo. Ele faz valer aquela famosa frase que diz:

“Controle suas emoções, ou elas vão acabar controlando você!”

E você, já conhecia essas séries? Já havia reparado em tais características dos personagens, pela perspectiva da oratória e comunicação? Conte pra nós!

    Receba novidades!

      VEJA TAMBÉM