Você é do tipo de pessoa que, durante um diálogo costuma escutar o outro lado, levando em consideração o que estão, de fato, querendo dizer?
Ou ao contrário, costuma falar mais do que escutar, e ouve o interlocutor sem prestar atenção no real sentido das palavras proferidas?
Pois bem, saiba que se você está em busca de uma comunicação mais assertiva e positiva, deve levar em conta a importância da escuta em uma conversa interpessoal.
Afinal, saber ouvir o próximo é fator determinante para a construção de boas relações, seja no aspecto profissional, seja no ambiente pessoal e familiar.
Fato é que, muitas vezes, o que costumamos colocar em prática é a chamada “escuta distraída”. Seja sincero (a) consigo mesmo (a): quantas vezes você já participou de uma conversa, e durante o diálogo, quando o interlocutor falava, você simplesmente estava com a cabeça em outro lugar, ou como se costuma dizer, “nas nuvens”?
Esse pode ser o motivo pelo qual seus argumentos e ideias não têm conquistado êxito. Já parou para pensar nisso?
Como desenvolver a habilidade de escuta na comunicação e melhorar seus diálogos e relações? É sobre isso que iremos falar a seguir, acompanhe!
Habilidade auditiva: parte importante da comunicação eficaz
Na maior parte das vezes, quando falamos sobre oratória e habilidades para se comunicar melhor, a primeira coisa com a qual nos preocupamos é com nossa fala, tom de voz, ritmo, gestual, postura, linguagem não-verbal, etc.
No entanto, há ainda outro ponto tão relevante quanto todos os outros citados acima: a escuta!
Afinal, são as habilidades de escuta que nos permitem compreender e entender o que outra pessoa está dizendo. Em resumo: a escuta ativa nos ajuda a entender o significado por trás das palavras.
Esse aprimoramento da escuta nos traz uma série de benefícios em nossas relações de trabalho e pessoais. É uma habilidade que deve ser trabalhada recorrentemente em nosso dia a dia para que possamos colher os melhores frutos.
Alguns benefícios da escuta na comunicação são:
- Se tornar mais produtivo, uma vez que com a melhora na capacidade de ouvir atentamente, compreende-se melhor as tarefas recebidas (solicitações);
- Aumentar as vendas, haja vista que ao escutar o cliente e compreender as suas necessidades, dores e carências, fica mais fácil oferecer a ele a solução exata, sob medida;
- Relacionamento mais positivo com colegas de trabalho, líderes e colaboradores em geral;
- As pessoas o perceberão como alguém inteligente e perceptivo;
- Capacidade de analisar o que acredita que funciona e o que não funciona nos discursos de outras pessoas, e também melhora nos feedbacks;
- Ambiente corporativo mais saudável;
- Dentre outros.
Diante a tantos benefícios, você deve se perguntar: a escuta na comunicação significa simplesmente, ao invés de falar, eu ficar quieto, de boca fechada e apenas escutando o que a outra pessoa fala?
Na verdade, não exatamente. Antes de tudo, que tal compreendermos o conceito de uma ferramenta de comunicação que recebe o nome de Escuta Ativa?
Compreendendo o conceito de Escuta Ativa
A Escuta Ativa é um instrumento comunicativo que está atrelado fortemente ao conceito de comunicação generosa.
Este conceito implica na atenção plena na fala da pessoa com a qual nos dispusemos a conversar. Dessa forma, devemos demonstrar um interesse verdadeiro, tanto em relação ao assunto quanto em relação à mensagem que o próximo nos transmite.
Essa escuta significa ouvirmos sem realizar qualquer tipo de julgamento sobre a pessoa que fala, por exemplo. No nosso momento de fala durante este diálogo, de acordo com o princípio da Escuta Ativa, devemos nos certificar de que estamos compreendendo o que o interlocutor quer nos transmitir.
Para tanto, fazemos perguntas, mostramos curiosidade e interesse. Em outras palavras, com a escuta ativa demonstramos a vontade genuína de entender a realidade do outro. É uma forma de termos empatia com o próximo, também.
Esse tipo de escuta é bastante claro no filme 2 Papas, onde tanto Bento XVI quanto o Papa Francisco, mesmo discordando um do outro na maior parte da trama, conseguem entender um ao outro, apesar das ideias e pensamentos divergentes.
Aproveite e confira o post que fizemos sobre Discurso e Comunicação no filme 2 Papas, clicando no link abaixo:
Dois Papas: Discurso e Comunicação
Diante do que te contamos até aqui, pedimos licença para fazer uma perguntinha básica: será que você sabe ouvir?
Como aprimorar nossa escuta e acolher ideias e opiniões divergentes das nossas?
Uma das maiores dificuldades humanas é a de acolher opiniões e ideias diferentes das nossas. Como uma forma de “sabotar” a outra pessoa, assim que notamos que ela tem um pensamento contrário ao nosso, deixamos de escutá-la e já começamos a preparar nosso “argumento”, que na real, atua algumas vezes como uma forma de ataque.
Exatamente por isso, diversas vezes encontramos discussões e embates que acabam saindo do plano do diálogo e discussão, e entram no campo do enfrentamento e da polarização comunicativa.
Trabalhando a escuta na comunicação, conseguimos lidar melhor com essas questões, diminuindo conflitos, criando empatia e relacionamentos mais amistosos.
Mas, como fazer isso?
Selecionamos algumas dicas a seguir, confira:
- Dedique sua atenção a quem fala, esteja presente de ouvido e alma, não apenas de corpo;
- Mantenha o contato visual com seu interlocutor. Não precisa necessariamente encará-la nos olhos durante todo o tempo, mas foque a visão na região do rosto;
- Se for interromper a fala do interlocutor, faça-o apenas para colher detalhes do que ele diz. Procure não cortar a fala. Use expressões como Respostas breves para incentivar a conversa contínua incluem “mm-hmmm”, “entendo”, “Oh?” “Certo” “E?” “Continue”, “Diga-me mais”, etc.;
- Escute com empatia, sem julgar o relato segundo sua perspectiva de vida. Lembre-se que cada pessoa tem sua subjetividade e forma de encarar as coisas e a vida;
- Foque na experiência de quem fala, não na sua. Sendo assim, evite falar de você, mudando o foco da conversa;
- Esvazie sua mente. Técnicas de meditação, por exemplo, contribuem para que nossa mente fique “vazia”, sem aquele emaranhado de preocupações;
- Saia do modo automático. Faça algo diferente de sua rotina para distrair a mente. Vá ao cinema, faça exercícios físicos, ou qualquer outra atividade que contribua para te “desligar”. Com isso, sua habilidade de escuta irá aflorar de forma mais natural;
- Evite distrações durante o diálogo, ou seja, deixe o celular de lado e foque a atenção na pessoa.
E então, bora colocar em prática o hábito de escutar as pessoas de uma forma assertiva? Conte pra nós qual foi o resultado obtido ao aplicar nossas dicas!