Blog

Linguagem corporal: um pilar da comunicação

Você se preocupa com a linguagem corporal quando se comunica?

O corpo é uma parte importantíssima do processo, é por meio dele que temos o primeiro contato com a outra pessoa, e de fato impacta na famosa “primeira impressão”.

Mas no que consiste essa linguagem corporal?

Tudo que não são palavras, em resumo!

A maneira como você gesticula ou não, por exemplo, gestos rápidos e bruscos podem passar a mensagem de que existe um certo grau de nervosismo ou ansiedade. Por isso, busque controlar os seus gestos, use sempre com o propósito de complementar o contexto da fala.

Olhar, outro ponto que você deve se atentar. Buscar o contato visual traz mais conexão e ao mesmo tempo coleta informações importantes sobre o ambiente e que podem ser utilizadas a seu favor. Não precisa encarar a outra pessoa, mas transmita que você tem interesse e está atento ao que ela lhe diz naquele momento.

E o que dizer da postura? Uma postura curvada, mãos nos bolsos… Isso pode gerar uma leitura de desmotivação, medo, timidez e por ai vai… Não contribui em nada com você. Por outro lado, uma postura mais ereta, gestos leves e alinhados irão remeter a confiança.

Ok, entendi que preciso olhar, gesticular e manter uma postura confiante. Mas como isso vai interferir na prática?

Vamos lá, imagine a situação:

Você é um recrutador, certo? E existem dois candidatos tecnicamente equivalentes, um utiliza a postura a seu favor, bem postado, busca o contato visual e gesticula na medida certa. Já o outro é o inverso, postura fechada, pouco ou nenhum contato visual e nem pensa em gesticular.

No fim das contas um passa uma imagem de estar confortável com a situação e outro não passa tanta autoridade assim.

E isso acontece! Inconscientemente tendemos a criar essa percepção, rotular é algo que fazemos com frequência. Pode ser que o candidato que se mostrou mais fechado seja uma pessoa bem tranquila e de fácil relacionamento e o candidato com melhor postura seja um cara sem habilidade de estar em equipe… Pode ser!

Mas naquele momento as informações que você tem para tomar a decisão são essas. E é bem provável que aquele que mostrou uma linguagem corporal mais confiante irá chamar a sua atenção.

Então você já sabe da importância de buscar controlar o seu corpo, utilizá-lo de forma consciente, certo?

Mas eu preciso fazer um parênteses aqui: tome cuidado com a busca por um padrão perfeito. Ã? Como assim?

Uma pessoa “real”, 100% bem postada, que não erra, que possui gestos friamente calculados… Existe? Na minha concepção, não!

Agir com consciência e adequar a sua naturalidade, essa é a chave para ter uma performance melhor. Quem gosta de conversar com alguém que exala falsidade? Acredito que ninguém.

Nos meus treinamentos eu abordo com profundidade o tema, é possível utilizar estratégias distintas para ambientes distintos com o objetivo de controlar e potencializar a performance da sua mensagem.

Dito isso tudo, que você possa prestar mais atenção na sua e linguagem corporal e de quem estiver envolvido na conversa. Que ela seja ferramenta de auxilio e não jogue contra a sua mensagem.

Conta comigo.

Um abraço,

Paulo Felipe

Tagarela School | WhatsApp: 31.9.8841.9393

Receba novidades!

    VEJA TAMBÉM