Blog

Todo dia é um shark tank

No dia 2 de novembro estivemos presentes na FINIT – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, promovida pela SEDECTES/MG. Um evento maravilhoso, estrutura fantástica e vasto conteúdo para fomentar a inovação e o empreendedorismo.

O que chamou mais a atenção foi a edição do Shark Tank Brasil, que contou com a participação da Camila Farani e do Caito Maia. O programa é um grande sucesso no Canal Sony, empreendedores do Brasil inteiro apresentam os seus sonhos e convidam os tubarões para fazerem parte, ou seja, precisam se comunicar com segurança, clareza e tranquilidade para conseguirem fisgar um sócio.

Estar frente a frente com pessoas capacitadas, bem sucedidas e com a chave para abrir a porta para o sucesso não é nada fácil. Se não basta-se esse cenário, mais um ingrediente para aumentar a pressão: cerca de 1000 pessoas na plateia.

Cinco startups mineiras foram selecionadas para exporem as suas ideias e conceitos. A regra era a seguinte: 3 minutos destinados a apresentação do pitch e 7 minutos para sabatina dos tubarões.

Em uma situação assim, o que deve ser feito?

Antes de tudo: agarre com unhas e dentes a oportunidade, e encare esse momento como a cereja do bolo, relaxe e demonstre segurança quando falar sobre a sua empresa.

Sobre a apresentação, existem alguns passos a serem seguidos:

1º. Defina qual o objetivo: a sua empresa tem muitos pontos positivos, que se deixar você fala por horas e horas sobre eles, mas lembre-se, são apenas 3 minutos. Então é fundamental que destaque AQUELE ponto, o fator de sucesso, que seja a operação, o marketing, a monetização, enfim, o que realmente é diferente e chave para fechar o negócio.

2º. Simplifique: é comum a utilização de termos técnicos em apresentações assim: “business plan”, “payback”, mas sugerimos que evite. O momento é de muita pressão, você pode misturar os conceitos e atrapalhar o entendimento dos investidores. Vá direto ao ponto: “segundo o nosso plano de negócios o tempo de retorno do investimento será entre o 2º e 3º anos da operação.”

3º. Estude e simule: você respira a sua empresa 28 horas por dia, sabe de tudo, de tudo mesmo, para que estudar? Já escutou o clichê que: “zona de conforto derruba”? Derruba sim, a confiança em excesso faz com você não se prepare como deveria, não caia nesse erro, simule perguntas, busque alternativas para responder de maneira mais clara, crie um roteiro que será o seu guia durante a apresentação, apresente para o espelho, junte a equipe e peça para serem os tubarões. O estudo mais a simulação da situação irão trazer segurança para você.

4º. Não decore: decorar algo pode parecer uma estratégia correta, segura, porem, no momento de pressão a tendência é esquecer uma palavra ou outra, o que acabará desencadeando uma série de esquecimentos. Alguns dados você precisa decorar: tempo de retorno, margem liquida, participação de mercado… O que fugir dos dados fundamentais da apresentação, evite decorar.

5º. Autocontrole: você já sabe o que falar, estudou, fez diversas simulações, agora precisa cuidar da sua mente, deixe-a tranquila, um dia antes da apresentação evite excessos, o seu corpo e mente são as ferramentas de trabalho, e ferramentas enferrujadas não funcionam. Beba água, respire controladamente, relaxe, medite! Só depende de você!

Todos os dias vivemos um Shark Tank, seja em uma reunião de trabalho, na apresentação de um produto, conversa em família, sempre existirão pessoas observando, basta saber se irá deixar com que a observação abale ou motive você. Qual a sua escolha?

Receba novidades!

    VEJA TAMBÉM