Blog

Impostor, você não é um

“Será que eu sou capaz de estar aqui?” “Estou no lugar de alguém.” “Posso ser esforçado, mas não sou bom o suficiente, sou uma farsa.”

Você já escutou falar sobre a síndrome do impostor?

São pensamentos comuns a diversas pessoas e que travam relacionamentos e empresas.

Um sentimento que aniquila nossas habilidades, faz com que duvidemos de todo conhecimento que adquirimos durante a vida, uma pena. Se eu não confio no meu potencial, como irei convencer outras pessoas que sou capaz?

Para sermos pessoas mais confiáveis é preciso ter presença. Mas o que é presença? Presença é estar no local verdadeiramente, mostrando seus valores e suas crenças, estar de cara limpa. Se és tímido, seja tímido, se és sorridente, sorria. Mas se você se sabotar e temer estar ali, de nada vai adiantar, sua presença será falsa, ou seja, em vão.

Algumas pessoas nos dizem: “eu sei todo o conteúdo, me preparo, mas definitivamente, não tenho capacidade de expor minha opinião para as outras pessoas, sou um fracasso.” A nossa resposta: “Mas você ao menos tentou apresentar?” E a resposta é quase sempre a mesma: “Não vale a pena nem tentar…”

Um sinal claro da auto sabotagem, como eu sei que não consigo se nem ao menos tentei? Imaginamos quantas ideias morrem sem ao menos serem discutidas, quantos pedidos de perdão não são ditos por medo de abrir a boca, quantas pessoas deixam de sorrir por uma piada não contada…

Não é possível que uma pessoa com conhecimento, capacidade técnica e tempo exercendo aquela função seja uma farsa, a máscara cairia. Por alguns momentos todos nós passamos por vulnerabilidades, deixamos o medo nos conduzir, é comum, se isso acontece com você, saiba que não estas sozinho.

O grande problema é deixar com que esse estado de espirito momentâneo tome conta de suas atitudes e norteie o seu comportamento, quanto mais você pensa que não é capaz, mais incapaz você se torna.

Programe a sua mente para fazer com que a sua presença seja positiva, entenda qual o seu limite, assuma, e seja uma pessoa que faz o seu melhor sem auto julgar.

Para e pense, você se considera incapaz, mesmo com ótimos resultados? Entenda: não é impostor, está apenas deixando com que experiências negativas dominem. Pare por um tempo, reflita e veja que parando de temer o fracasso, você corre um sério risco de conseguir obter sucesso, e não é uma frase bonita de auto ajuda, é um fato.

Crie e cultive expressões positivas, sua mente é sedenta por coisas boas, liste:

– Vou falar em público com confiança;

– Eu tenho conhecimento para assumir o cargo;

– Eu consigo unir as pessoas ao meu lado;

– Eu sou sincero e não tenho medo de ser quem sou…

Impostor é a vovozinha, impostores são seus pensamentos momentâneos, não você!

É proibido se sabotar!

 

Receba novidades!

    VEJA TAMBÉM