Blog

Inteligência emocional e comunicação

Uma pessoa bem sucedida muitas vezes não é a mais bem preparada tecnicamente, mas sim aquela que consegue controlar suas emoções e planejar as suas atitudes.

É muito comum se deparar com profissionais que tenham a mesma formação acadêmica, um com destaque profissional e o outro estagnado em sua carreira. Mas qual o motivo de acontecer isso?

A inteligência emocional é a principal chave para explicar essa situação. De fato conter seus impulsos, saber exatamente os impactos de cada ato que você pratica, atrair e reter pessoas boas aos seu lado, saber se portar de maneira correta em qualquer lugar, ter uma linha de pensamento definida, enfim, são algumas características que juntas fazem com que a pessoa consiga de forma natural atingir os seus objetivos, sem que seja necessário usar de métodos grosseiros.

Comece a reparar ao seu redor, aquela pessoa mais popular e querida pela equipe, como ela age? Você irá perceber que é uma pessoa que consegue comunicar-se com eficácia e segurança, demonstra suas opiniões de forma clara e objetiva, passa confiança para todos, nunca ou quase nunca está envolvida em fofocas, comporta-se de maneira política, respira e conta até 9 mil antes de responder qualquer provocação… É difícil, não é mesmo? Mas é recompensador, habilidade comportamental que distingui as pessoas que tendem a ter sucesso das que estão apenas preparadas para operacionalizar.

Algumas dicas de comunicação para você potencializar a sua inteligência emocional:

1ª Entenda a outra pessoa: sempre que alguém fizer qualquer coisa com você, seja ela boa ou ruim veja pela ótica dela, tente descobrir o motivo pelo qual ela fez isso. A sua reação será mais serena e não impulsiva, assim tomará a decisão mais assertiva para a situação.

2ª Veja a pressão de forma benéfica: relatórios atrasados, caixa de e-mails lotada, ramal tocando desesperadamente… Um caos! Nessas horas você precisa definir claramente as suas prioridades, traçar um plano de execução e “apagar o incêndio”. Mas depois, é preciso evoluir, buscar um novo método que atenda de forma mais eficaz a sua rotina, ou seja, veja a pressão como agente motivador para sair da zona de conforto. Aja sempre com muita calma.

Comunique-se melhor: uma pessoa que consegue expor seu ponto de vista de maneira clara traz o controle da situação para as suas mãos, mantenha a calma, pense bem antes de falar e exponha-se firmemente, assim irá passar credibilidade e consequentemente as pessoas irão estar ao seu lado. É importante fazer desta forma tanto na escrita quanto na fala.

4ª Dê atenção às pessoas: é muito comum nas empresas as pessoas conversarem de qualquer jeito: “O cara do TI não fez até agora o relatório, preguiçoso…” Não é assim. Olha como fica mais leve e funciona melhor: “O Pedro do TI ainda não acabou o relatório, será que ele precisa de mais alguma informação?”

Ou seja, busque você minimizar o peso da conversa, chame as pessoas pelo nome e quando tiver dialogando esqueça tudo que está ao seu redor, foque 100% na outra pessoa.

São dicas simples que irão ajudar você a manter o controle das situações e melhorar a sua imagem profissional.

Até mais 🙂

Receba novidades!

    VEJA TAMBÉM