A comunicação é a base de qualquer relacionamento. Por esse motivo, a oratória é usada o tempo todo nas relações interpessoais. Por mais que seja um hábito, não são todas as pessoas que se sentem à vontade para falar em público e manter a naturalidade.
Não consegue falar em público da maneira que sempre sonhou? Fique tranquilo, pois aqui você aprenderá técnicas incríveis para melhorar sua comunicação!
1 – Perceba e relaxe sua voz
Comece a prestar atenção no seu tom de voz quando você se comunica com alguém.
Você fala alto demais? Baixo demais? Tente chegar a um tom que passe a mensagem claramente sem que as pessoas ao redor façam esforço para ouvir nem se incomodem com o tom.
A ideia é saber falar claramente e passar a mensagem, não falar alto.
2 – Observe narrativas e pratique
Assista filmes, seriados, palestras e leia muito para conseguir agregar o maior número de técnicas de narrativas possíveis para empregar na sua oratória. Observe bem o recurso empregado em cada situação para usá-lo no futuro. Se quiser, anote e trace estratégias de discursos de diferentes maneiras para treinar diversos modos de relatar um fato ou caso. Dessa maneira você expande seu leque de abordagens e consegue ser mais versátil.
3 – Treine sempre
Prática e técnica são fundamentais para falar bem em público. É preciso ir além dos cursos, da observação e da teoria para ter uma boa oratória. Se a timidez limita você, que tal treinar diante de um espelho? Caso se sinta à vontade, grave-se diversas vezes para melhorar e ver seu progresso.
Chame amigos, parentes e use-os como plateia para ter um feedback externo e observar se evoluiu como imaginava ou se precisa se esforçar mais.
4 – Observe seu corpo
Enquanto treina, note como você gesticula e tente adaptar o seu corpo para a proposta que precisa. Além dos gestos, atente-se à sua postura, olhar, movimentos faciais… Seja seu maior crítico e alinhe tudo isso para que sejam cada vez mais naturais seus movimentos aliados à uma fala poderosa.
5 – Atualize-se e mantenha-se informado(a)
Não adianta saber falar se você não tem conteúdo para sustentar seus pontos, certo? Não importa seu nicho de trabalho, é preciso pelo menos saber contextualizar os assuntos. O ideal é acompanhar diversos tipos de veículos de informação, nunca parar de ler, saber o que está acontecendo no cenário nacional e mundial.
Dessa maneira, além de rica bagagem para passar, você consegue se munir de argumentos para eventuais questionamentos ou saias justas em público.
6 – Pesquise histórias emocionantes
Além das notícias e informações relevantes para um repertório ímpar, fique por dentro de casos emocionantes que podem ser usados como exemplos nas suas narrativas. Pesquise cases de sucesso, histórias surpreendentes e faça bom uso de todos os pontos apresentados.
Procure não só contar bem a história em questão, mas passar diversas mensagens significativas por meio dela.
Gostou das nossas dicas?
Siga a Tagarela School e fique por dentro das nossas redes sociais e do nosso blog, e venha com a gente falar melhor em público!