Blog

Linguagem corporal: quais os benefícios de dominar esta técnica?

Além de contribuir para que você possa se comunicar com segurança e assertividade, a oratória envolve muitos aspectos do seu corpo. Isso acontece porque ele nos revela muito do que sentimos e algumas expressões, gestos e a postura influenciam diretamente na comunicação.

Mas afinal, o que é Linguagem Corporal?

A comunicação não verbal está presente muito antes da linguagem verbal que conhecemos hoje em dia. Entendemos como linguagem corporal toda interação em qualquer comunicação como a postura dos braços, das pernas e da cabeça, da expressão facial e dos gestos, que podem transmitir os mais diversos sentimentos e emoções.  Ela ainda é considerada uma das forma mais importantes de comunicação do ser humano.

Você sabia que mais de 50% da nossa comunicação é não verbal?

Isso significa que grande parte da nossa comunicação é feita através de nossa postura, nossas expressões faciais e também os nossos gestos. Qualquer movimento que fazemos com nosso corpo pode gerar um tipo de interpretação, desde um simples braço cruzado, até o contato visual direto com quem estamos falando.

É necessário estudar muito e se policiar para alinhar a sua linguagem corporal e fala. Separamos abaixo algumas dicas super fáceis de serem seguidas para você começar a dominar esta técnica:

Postura:

Já reparou que pessoas com ombros contraídos e caídos não passam a impressão de seguras ou animadas, por mais entusiasmadas que estejam? Esse é um exemplo bem claro de como a linguagem corporal afeta diretamente a sua comunicação.

Para uma receptividade maior do público, opte por manter seu corpo ereto. A coluna muito para trás pode passar uma mensagem de arrogância e sua fala não ser tão bem recebida.

Caso seja uma dificuldade, recomendamos treinar no espelho e observar com mais atenção.

Olhar:

O contato visual é um poderoso aliado para ter sucesso ao falar em público. A melhor forma de cativar a plateia é garantindo que todos os presentes se sintam conectados por meio do olhar.

Imagine uma cruz no meio da plateia e tente mirar em quadrantes e pessoas diferentes, não deixando ninguém de fora do seu campo de visão. Quanto maior o contato visual, mais o público sentirá proximidade da sua fala.

Gestos:

Os gestos são movimentos que complementam uma mensagem quando bem utilizados. Geralmente estão relacionados com os pensamentos e emoções, sendo difícil controlá-los sem o devido estudo e treino.

Mantenha os braços em um ângulo de 90º e gesticule na mesma velocidade de sua fala.

Sorriso:

Para cativar o público: um sorriso! E é preciso atenção aos movimentos faciais, pois é comum o hábito de torcer o nariz, contrair as expressões quando surge um assunto desagradável ou inesperado… Manter a serenidade e um sorriso sincero no rosto é sempre uma boa opção.

Separamos uma lista bem útil do que você pode evitar quando o objetivo é uma oratória impecável. Evite:

  • Mexer na gravata;
  • Não olhar nos olhos de ninguém;
  • Brincar com objetos;
  • Ajeitar os óculos com frequência;
  • Coçar-se;
  • Esconder a boca;
  • Roer unha;
  • Mexer no cabelo com frequência;
  • Braços cruzados;
  • Mãos nos bolsos;
  • Mãos para trás;
  • Manter as duas mãos na cintura;
  • Expressões muito exaltadas com frequência;
  • Estalar os dedos;
  • Apoiar-se sobre mesa ou cadeira.

Treinamento e observação

Para ter sucesso no domínio desta técnica, é preciso redobrar a atenção ao seu corpo, movimentos, reações… é preciso treinar e observar-se atentamente até que seu corpo entenda e responda naturalmente às mensagens que você quer passar.

Um ponto de atenção é o de não confundir linguagem corporal com a linguagem gestual. A linguagem gestual é feita de forma mais objetiva, as quais cada gesto tem um significado específico, estabelecido por convenção, como quando durante uma conversa você se expressar falando que alguém está bem com o sinal de “jóia” com seu polegar para cima. Já na linguagem corporal, os gestos e a sua postura são movimentos mais abstratos, que podem revelar ou não uma atitude mental ou física.

Ser um bom comunicador é necessário ter dedicação, persistência e muito treino para obter resultados. 

Acesse para saber mais sobre o curso de Oratória Empresarial da Tagarela School.

Conte sempre com a gente! 🙂

Receba novidades!

    VEJA TAMBÉM