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Como passar ótimos feedbacks

Essencial para a avaliação de desempenho de colaboradores, alunos e profissionais das mais variadas áreas e setores, o feedback é uma ferramenta que deve ser usada de forma assertiva e eficiente e assim, gerar bons resultados, tanto para a empresa/organização, quanto para o indivíduo e sua evolução.

No sistema corporativo, onde líderes de equipes, por exemplo, buscam incentivar e motivar seus colaboradores, a habilidade em conseguir passar ótimos feedbacks se configura em uma estratégia importante para a produtividade e até mesmo para incentivar os profissionais da empresa.

Para tanto, é preciso lançar mão de uma comunicação clara, com raciocínio lógico, levando em conta fatores como a expressão tanto verbal quanto não-verbal.

Você sabe como passar ótimos feedbacks e usar isso em favor de sua empresa e/ou negócio? Confira algumas dicas a seguir, que irão contribuir neste sentido.

Feedback: definição

Podemos definir o termo feedback como um processo de análise em relação a alguma atividade, projeto ou tarefa específica. Ele fornece o retorno com as considerações finais acerca de determinada tarefa, ponderando os pontos fortes, aqueles que deixaram a desejar, dando ao ouvinte, insumos para que na próxima oportunidade, ele ajuste melhor suas ações.

Com isso, as possibilidades de melhorar são otimizadas, potencializados aquilo que já deu certo e alinhando aquilo que precisa de ajustes.

Não há apenas uma, mas várias funções e possibilidades do uso do feedback, das quais podemos citar algumas a seguir:

• Promover maior interatividade entre o líder e o colaborador, mantendo um relacionamento mais próximo e verdadeiro, gerando assim mais confiança na relação;
• Mostrar novas perspectivas ao membro da equipe, conduzindo-o a abordagens diferenciadas e que possam leva-lo a ser bem-sucedido em suas ações;
• Demonstrar reconhecimento, gerando assim mais motivação no indivíduo, que se sentirá valorizado, entre outras possibilidades.

O que é preciso para passar ótimos feedbacks?

Seja você um gestor comercial, líder de uma equipe de vendas, ou até mesmo um professor, dentre outras carreiras onde é preciso, a todo momento, lidar com a avaliação de desempenho das pessoas, é necessário ter em mente alguns conceitos e estratégias para que o seu feedback surta um efeito positivo.

Algumas ações desejadas, para que o feedback seja conduzido de uma forma assertiva, são:

• Adote a expressão corporal ideal

Seja o feedback individual ou em equipe, adotar uma expressão corporal coerente é fator determinante, haja vista que a comunicação não-verbal deve ser encarada com a mesma importância da comunicação verbal.

Isso significa que ao dar o seu feedback, é importante manter sempre o olho no olho, postura ereta, vestimenta de acordo com a ocasião, etc.

• Cuide da expressão vocal

Um quesito onde muitas vezes nota-se uma certa carência no âmbito corporativo, é exatamente a fala. A expressão vocal, muitas vezes atingida pela timidez e/ou medo de falar em público, gera ruídos enormes na comunicação.

Com isso, o feedback é afetado negativamente, e muitas vezes o ouvinte acaba não dando o devido crédito ao seu interlocutor.

É preciso nutrir uma fala sempre ponderada, em um tom de voz que seja audível a todos os presentes.

Cuide para que sua fala não seja monótona, porém, também avalie se ela não está sendo muito veloz ou agressiva.

• Transmita confiança e seja cauteloso em suas palavras

Realizar um feedback positivo costuma ser mais fácil para boa parte das pessoas. É um momento importante, afinal, demonstra que há a valorização e o reconhecimento do trabalho dos profissionais envolvidos. Jamais deixe de fazê-lo e procure seguir as dicas mencionadas acima.

No entanto, um ponto que chama a atenção e merece cuidado redobrado, é o momento onde o feedback é negativo, ou seja, o desempenho ficou abaixo do esperado.

É preciso manter o equilíbrio da fala, e antes de apontar os erros, buscar reconhecer que mesmo com o desempenho abaixo do esperado, houve fatores positivos.

Preferencialmente, conduza esse feedback de maneira particular e individualizada, e procure, ao fazer críticas, realiza-las de forma construtiva. Isso ajudará a manter o colaborador motivado e poderá trazer lições importantes para ele.

Trabalhar a questão da oratória e a comunicação empresarial, bem como a empatia, são aliados importantes para quem busca realizar um feedback mais assertivo.

E você, como lida com o feedback? Está satisfeito (a) com a forma pela qual executa o processo? Acha que pode melhorar? Conte pra nós!

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