De acordo com uma pesquisa realizada pela USP, cerca de mais da metade das pessoas se julgam tímidas. Na verdade, em algum momento da vida, cerca de 95% das pessoas confessaram que já se sentiram tímidas. (Fonte: G1).
Uma pessoa acometida de timidez, ou seja, que tem vergonha de falar em público, via de regra, costuma se deparar com uma série de problemas no que se refere à comunicação.
Seja na vida pessoal e na sua relação com as pessoas, seja no âmbito corporativo e profissional, onde sabemos, falar em público de forma assertiva e clara é primordial para executar uma boa comunicação, uma pessoa tímida acaba muitas vezes, limitando sua trajetória e perdendo ótimas oportunidades de crescimento e expansão.
No entanto, quem sofre com a questão da timidez não necessariamente deixará de lograr êxito em sua fala. Com algumas técnicas, é possível controlar a timidez de falar e efetuar uma comunicação assertiva.
Confira a seguir, como lidar com a timidez de falar em público e veja como é possível se tornar uma pessoa bem-sucedida em sua comunicação, mesmo com vergonha.
Perder o medo de falar em público: o que fazer?
Muitas vezes, a timidez de falar está fortemente amparada pela fobia de se pronunciar em público.
E isso pode acontecer desde uma reunião íntima com colegas de trabalho, até mesmo em um evento mais grandioso, que implica em uma apresentação e palestra.
Há muitas questões psicológicas envolvidas na timidez e no medo de falar, envolvendo desde baixa autoestima, até mesmo uma forte cobrança de si mesmo (a), perfeccionismo e supervalorização das demais pessoas.
Mas, acredite, é possível superar a timidez, ou ao menos, controla-la, tornando possível uma boa performance em sua fala e discurso. Para tanto, é preciso colocar em prática algumas técnicas e dicas.
É exatamente sobre essas dicas que iremos falar agora, acompanhe:
Dica 1: procure entender a timidez
O primeiro passo para enfrentar a timidez e perder a vergonha de falar em público, é exatamente buscar o autoconhecimento e compreender o que motiva e dá força à timidez.
Além de autoestima baixa, ela pode ter como fatores, uma crença negativa em si mesmo, por exemplo.
Seja qual for a razão que leva você à timidez, identificar os motivos facilita para que se possa trabalhar tais aspectos e a lidar com eles, minimizando seus efeitos negativos.
Dica 2: saia de sua zona de conforto
Puxar conversas com estranhos, apresentar um projeto novo para seu chefe, se apresentar na sala de um novo curso, enfim, tomar a iniciativa e enfrentar o bloqueio gerado pela timidez, irá te tirar da zona de conforto, promovendo um desafio pessoal.
Ao tomar tais iniciativas, você irá treinando sua fala e percebendo que não é algo tão impossível de se realizar.
Dica 3: treine!
Você tem uma palestra pela frente? Tem medo que dê tudo errado e que as pessoas façam chacota de você? Que tal treinar sua fala gravando vídeos?
Encare-se e faça sua apresentação “teste” como se estivesse diante do público. Isso irá dar mais segurança quando for pra valer. Além disso, tenha em mente quando começar a pensar que “não dará certo” que você é a pessoa mais preparada para abordar o tema que será apresentado.
Afinal, você estudou, pesquisou o tema, treinou, portanto, tem tudo para ser bem-sucedido (a) no evento. Lembre-se: a plateia não sabe tanto quanto você sobre o tema.
Dica 4: leia mais, se informe mais e estude mais
Quando você domina um assunto e entende do que está falando, fica mais fácil falar sobre ele. Isso pode te ajudar a perder o medo de falar algo que não deve, de passar uma informação errada ou de esperar que alguém faça uma pergunta que não saiba responder.
Busque ler mais e se informar melhor sobre diferentes assuntos. Quanto mais seguro você estiver sobre seu repertório de conversa, melhor poderá falar sobre qualquer assunto, com qualquer pessoa. E quando alguém te perguntar sobre algo, saberá exatamente o que e como responder.
A timidez para falar não é um bicho de sete cabeças. Se preparar com as dicas certas vai te ajudar a superar isso. O que você não pode fazer é aceitar que é assim, e que não tem a capacidade de mudar. Qualquer pessoa pode controlar o medo de falar.
Agora conte pra gente, você tem dificuldade de falar em público? O que faz para superar o medo de se comunicar? Conte pra nós!