Blog

Família: Como está a sua comunicação com ela?

Como você classificaria a sua comunicação com os membros de sua família? Sente que consegue se expressar de maneira clara, sem “ruídos”, e que a compreensão é plena?

Ou, ao contrário, encontra dificuldades e não consegue se fazer entender? Se comunicar melhor com a sua família pode ser um fator determinante para o seu sucesso não somente no âmbito profissional e social, mas na vida em geral, sabia?

Certa vez, o premiado ator Michael J. Fox, vencedor de 4 Globos de Ouro, 5 Emmys, 2 SAG Awards e 1 Grammy e famoso por interpretar diversos personagens no cinema, como Marty McFly na trilogia “De Volta Para o Futuro”, resumiu em poucas palavras, a proporção do quão significa a família na vida de um indivíduo.

A ele, é atribuída a seguinte frase:

“Família não é uma coisa importante. É tudo”.

Tal premissa encontra forte identificação com a vida de todos nós, uma vez que por ser considerada nossa base, é algo extremamente comum o fato dos problemas familiares, muitas vezes, refletirem nas demais esferas sociais do indivíduo.

No campo profissional, por exemplo, é notória a queda de rendimento e até mesmo a diminuição da motivação no trabalho, quando o colaborador está passando por dificuldades no ambiente familiar.

Desenvolver a melhor comunicação com a família, de forma assertiva, pode evitar uma infinidade de problemas e contribuir para que você possa desfrutar do bem-estar que o relacionamento saudável com seus entes queridos pode promover.

Quer saber como manter a harmonia em seu lar, otimizar sua comunicação com as pessoas da sua família e ficar de bem com a vida? E tão nos acompanhe em mais um post especial, feito para você!

Dicas de como se comunicar melhor com a família: saiba escutar

Um dos grandes problemas em relação à comunicação em família é o fato de muitas vezes, querer apenas falar, mas não escutar.

É extremamente importante que, ao estabelecer um diálogo em família, você saiba ouvir, sempre com atenção. A comunicação é uma troca, e não uma via de mão única.

Durante uma conversa, deixe o celular de lado. Conversar com alguém, implica em olhos nos olhos. Certamente com o celular em mãos durante um diálogo, seu interlocutor se sentirá ignorado, deixado de lado e sem importância.

Dicas de como se comunicar melhor com a família: invista na paciência, tolerância e bom humor

Mesmo em situações mais delicadas, é importante evitar a agressividade. Além de ouvir e tentar compreender as pessoas que formam a sua família, é importante investir na paciência e na tolerância.

Procurar se colocar no lugar do outro, ou seja, tentar ter empatia, e levar as coisas de uma forma mais leve, com bom humor por exemplo, são ótimas estratégias para conquistar uma comunicação mais assertiva no ambiente familiar.

Dicas de como se comunicar melhor com a família: respeite as diferenças

Ninguém é igual a ninguém, todos nós temos nossas particularidades, gostos, preferências. Saber respeitar essa diferenças, otimizará a comunicação e fortalecerá a união familiar.

É comum que no lar, muitas das discussões surjam exatamente pelo fato de queremos padronizar nossa família, de acordo com aquilo o que pensamos e acreditamos.

Você pode não gostar e até mesmo não concordar com determinada opinião, gesto ou preferência dos seus familiares, mas é importante levar em conta a necessidade de respeitar as individualidades de cada membro da família.

Evite acusar ou tentar a todo momento, mostrar que você “está certo”. isso somente vai atrapalhar a boa comunicação entre vocês e vai gerar desgaste no relacionamento.

Dicas de como se comunicar melhor com a família: seja gentil e peça desculpas

Saber reconhecer nossos erros, assumir nossas fraquezas e carências, são passos fundamentais para se estabelecer uma comunicação de melhor qualidade em família.

Somos todos humanos e como tais, estamos frequentemente sujeito a erros. Não tenha receio de se desculpar e procure ser gentil sempre que acionado em uma conversa.

Dicas de como se comunicar melhor com a família: seja claro!

Tem uma frase que diz o seguinte: “Desconfio da incomunicabilidade; ela é a fonte de toda a violência”.-Jean Paul Sartre.

Quando não somos claros em nossa comunicação, nos fechamos e preferimos o silêncio, cria-se uma situação favorável aos problemas, desentendimentos e subentendidos.

Isso é extremamente nocivo para a união familiar. Procure ser claro em seus dizeres, e busque sempre compartilhar com sua família sentimentos e acontecimentos, tanto os negativos quanto os positivos. Isso fortalecerá o vínculo entre todos e melhorará a comunicação.

Dicas de como se comunicar melhor com a família: sorria!

Você teve um dia ruim, o transporte público te deixou horas esperando, você tomou chuva e alguém ainda pisou no seu dedinho. Chegar em casa de cara amarrada e descontar todos estes problemas do dia na primeira pessoa que você encontrar no lar, não fará de você alguém mais feliz.

Ao contrário, vai prejudicar a harmonia em seu lar e piorar ainda mais o seu dia. Por pior que tenha sido o decorrer do dia, ao chegar em casa, sorria. O sorriso é um ótimo aliado da comunicação e muitas vezes, vale mais do que qualquer outra palavra. Pense nisso!

E a comunicação com sua família, como está? Aproveite nossas dicas e depois diga pra nós quais os resultados que você obteve!

    Receba novidades!

      VEJA TAMBÉM