Procurando dicas de como estabelecer a comunicação adequada ao abordar os membros da equipe da empresa e tecer um feedback negativo? Então você está no lugar certo. O post de hoje aqui no blog da Tagarela School é exatamente relacionado com esta necessidade: como dar feedbacks negativos?
Especialmente no âmbito corporativo, mas também em instituições de ensino em relação aos alunos e/ou subordinados, o feedback é um forte aliado no que se refere a melhoria da produtividade da equipe, bem como para obter a assertividade no desempenho das tarefas.
Afinal, com este retorno, o profissional ou estudante tem um parâmetro sobre como ele tem desempenhado suas ações e assim, ele pode estabelecer as estratégias necessárias para otimizar suas funções e trabalho.
No entanto, é importante termos em mente que nem sempre este retorno é positivo. Saber como dar o feedback negativo, por exemplo, faz toda a diferença no processo de produtividade e motivacional na empresa.
Um feedback negativo realizado de maneira equivocada, pode trazer um resultado extremamente ruim, prejudicando tanto o profissional quanto a empresa. Como mostrar ao profissional que ele não tem alcançado os objetivos e metas, e que as tarefas estão tendo resultados abaixo da expectativa?
A seguir, confira nossas dicas de como dar feedback negativo e usar isso em favor da empresa e dos colaboradores, de um jeito construtivo.
Feedback negativo: situação delicada merece cuidados
O feedback negativo é tão necessário quanto o positivo, porém, ele é comumente evitado, pelo fato de termos uma cultura enraizada entre nós, em relação às críticas.
Afinal, é incomum alguém relatar que gosta de receber críticas, não é mesmo? Por ser encarado por muitos gestores como um confronto, o feedback negativo é bastante evitado, o que traz maiores complicações no futuro.
Manter uma relação com sua equipe de trabalho, sem dialogar, sem comunicar que há insatisfações, é algo extremamente nocivo ao grupo.
Cobranças e críticas devem ser feitas e realizadas com naturalidade, e o feedback negativo é um aliado neste sentido. Com ele, é possível “dar um toque” no membro da equipe e com isso, despertá-lo e direcioná-lo as devidas melhorias. Mas, como proceder e fazer do jeito certo?
Preparamos algumas dicas a seguir, veja:
• Esteja, antes de tudo, bem preparado
Reúna dados, fatos, argumentos, que justificam o motivo de dar o retorno negativo ao seu colaborador ou equipe. Pontue e faça uma lista se preciso, mas deixe tudo documentado de maneira clara.
Não faça um checklist somente dos pontos ou situações negativas, mas procure também encontrar aquilo que está funcionando e que é positivo no trabalho desempenhado.
• Inicie de forma positiva
Ao se reunir com o colaborador para passar a ele o feedback negativo, a melhor maneira de começar a reunião é apontando os acertos que ele cometeu em determinados projetos e funções.
Isso irá desarmar o interlocutor e criar uma atmosfera mais positiva. Somente a partir do apontamento dos pontos onde ele foi bem-sucedido, o líder ou gestor deve indicar que, por outro lado, em demais setores, é possível obter melhorias.
• Seja direto e não julgue
A pior coisa a se fazer em um feedback negativo é julgar a forma de atuação da equipe ou colaborador. Procure não ter tal comportamento, ao contrário, apenas sugira que há outras maneiras do funcionário executar o serviço de forma mais assertiva. Mostre que o método atual não está funcionando e que há outras possiblidades e perspectivas.
Um dos maiores erros ao estabelecer o feedback negativo é apontar os dedos ao membro da equipe. Isso irá desmotiva-lo. Procure adotar um tom de voz que não esteja carregado de cobrança ou punição. Invista em um tom amigável e compreensivo. A comunicação não-violenta é essencial neste momento.
• Evite comparações
Cada indivíduo tem sua própria maneira de agir e pensar, portanto, evite compará-lo a outros colaboradores. Ao contrário, destaque os pontos fortes do funcionário, sugira novos caminhos e mostre a ele que ele é peça-chave no sucesso da empresa e que ele é importante para a equipe.
Ao invés de julgar ou até mesmo acusar de falta de comprometimento, instrua.
• Trace novas metas e objetivos
Para complementar o feedback negativo na empresa, estabeleça junto ao colaborador novas metas, trace novos objetivos. Com isso, será possível mensurar se após a conversa, o profissional conseguiu evoluir e assimilar de maneira construtiva, o feedback.
Você já teve que dar algum feedback negativo em sua empresa? Como agiu? Conte pra nós!