Alguma vez você já se deu conta, sobre quais são os motivos que te impedem de falar bem em público?
O que você talvez não saiba é que o autoconhecimento exerce papel fundamental para ampliar as chances de estabelecer uma comunicação assertiva.
Pode acreditar: ao identificar aquilo que atua como uma barreira comunicativa em sua fala, é possível superar os obstáculos e atingir seu objetivo, ou seja: você pode falar bem!
Veja a seguir, 5 coisas que te impedem de falar bem em público e como superá-las.
Coisas que te impedem de falar bem em público: falta de prática
Charles Chaplin dizia que “a persistência é o caminho do êxito”. Essa frase sempre me vem à mente, quando penso na dificuldade que muitos de nós (inclusive eu), enfrentamos ao falar em público.
Na verdade, uma das coisas que impedem a boa fala é exatamente não praticar. É preciso persistir, se submeter ao público quantas vezes for possível, até que isso se torne uma rotina.
A biografia de um daqueles que é considerado um dos grandes comunicadores de toda a história, Steve Jobs, conta um detalhe curioso sobre o cara.
No livro Como Steve Virou Steve Jobs, conta-se que o fundador da Apple chegava à exaustão, de tanto repetir e passar dias ensaiando os discursos que ele mesmo fazia questão de escrever.
E ele fazia isso enquanto realizava as mais variadas tarefas do dia a dia. Fica a dica!
Coisas que te impedem de falar bem em público: descontrole emocional
É extremamente comum ficar nervoso (a) antes de uma apresentação.
O problema é quando tal nervosismo fica fora de controle e atrapalha a sua performance. Com certeza, esse é um dos grandes obstáculos que impedem com que muitas pessoas possam falar bem.
Seja na apresentação de um TCC, seja em uma importante reunião na empresa, é fato que o nervosismo exagerado pode colocar tudo a perder.
Lidar com ele é essencial para que você avance em sua comunicação. Uma das estratégias que você pode adotar neste sentido é trabalhar a respiração.
A ansiedade intensifica o estresse. Sendo assim, realize exercícios de meditação, ou até mesmo exercícios físicos, para amenizar o quadro e relaxar. Ouça uma boa playlist, e desvie o foco de sua mente para outras coisas.
O peso da falta de confiança
Um dos grandes entraves da comunicação bem-sucedida, especialmente em relação a falar bem em público, diz respeito a autoestima.
Na verdade, baixa autoestima e a falta de confiança em si mesmo (a) tem um peso estrondoso, atrapalhando consideravelmente a boa comunicação.
Tal motivo atinge desde jovens, em início de carreira, até mesmo adultos e pessoas já experientes.
O medo da crítica do outro cria uma ansiedade, atrelada ao julgamento do público e insegurança. Isso faz a pessoa se sentir incapaz de responder os questionamentos e expectativas do público.
Para lidar melhor com tal problemática, há diversas possibilidades. Um curso de oratória, por exemplo, é uma ótima alternativa.
Ele promove mais segurança, pois traz ao aluno as técnicas adequadas para falar em público, se portar, tom de voz assertivo, etc.
Além disso, também pode ser interessante, sobretudo em casos mais graves de baixa autoestima, lançar mão de tratamentos como a psicoterapia.
Falta de conhecimento do assunto
Um fator que certamente torna difícil qualquer apresentação, até mesmo de pessoas consideradas “descoladas” e desinibidas, é o desconhecimento do tema que será abordado.
Suponha que você foi convidado (a) para ministrar uma palestra sobre determinado tema. Se você não estudar, não se preparar, não criar um roteiro para a apresentação, lançar mão do improviso pode ser uma experiencia catastrófica.
Por outro lado, pesquisar o tema, trazer dados relevantes e se preparar bem, fará toda a diferença, trazendo segurança e maior tranquilidade à sua fala.
Portanto, sempre estude o conteúdo.
Tom de voz inadequado
A voz é seu grande instrumento quando se trata de se comunicar bem. É por meio da voz que você demonstra a credibilidade necessária para atrair a atenção das pessoas.
Exatamente por isso, trabalhar o tom de voz adequado é fundamental. Uma fala monótona, sem vida, fatalmente fará com que você seja ignorado(a). Isso se aplica não apenas durante uma palestra ou apresentação, mas também durante uma simples conversa.
Há várias estratégias para otimizar o tom de voz. Inclusive, fizemos um post que fala exclusivamente sobre o tema:
Como melhorar o tom de voz para ter mais credibilidade na comunicação?
Clique no link acima e confira dicas incríveis!
Agora conte pra gente: identificou quais coisas estão impedindo seu sucesso ao se comunicar?