Já parou para pensar sobre qual o segredo por trás de uma palestra mega atrativa e engajada? Infelizmente, não existe uma “receita pronta” para uma apresentação bem-sucedida, mas há táticas importantes que tornam a comunicação com o público mais eficaz.
Nunca se tratou, na verdade, de segredos ou receitas. Um fator determinante para que sua oratória no palco seja bem-sucedida é saber exatamente como se preparar para a palestra.
Os maiores palestrantes de todos os tempos são unânimes ao afirmarem: se preparar da forma correta, antes do evento, é fundamental para que a palestra aconteça de forma assertiva.
Por isso, se você foi convidado para ministrar uma palestra e não se sente preparado (a), ou se está nervoso (a) só de pensar em encarar o público, é hora de se atentar a algumas dicas.
Não se preocupe! A nossa equipe de professores e especialistas preparou o blog post de hoje especialmente para você!
Aproveite, pois este artigo está recheado de dicas importantes para quem quer sanar suas dificuldades de apresentação em público. Continue conosco e confira!
Como se preparar para uma palestra: conhecendo as etapas antes da apresentação em público
Me diga uma coisa: antes de uma palestra, o que você costuma fazer? Digo, você segue alguma etapa prévia, faz um planejamento e/ou cria um roteiro?
Acredite, se você não adota esse tipo de estratégia, suas chances de realizar uma boa apresentação e ganhar mais confiança e segurança serão bem menores!
Mas, se preparar para uma palestra não se resume em um roteiro. O planejamento implica em uma série de detalhes, os quais veremos a seguir.
Identifique o perfil de seu público
Um artifício que resulta em ótimos frutos durante e depois de uma palestra é conhecer bem o perfil do público que você irá atender.
Com essas informações, é possível que o conteúdo de sua palestra acerte precisamente os desejos, necessidades e expectativas das pessoas presentes na plateia.
Aliás, é cada vez mais comum o uso da abordagem (ou método, se preferir) de Design Thinking na criação de palestras assertivas e diferenciadas.
Para conhecer mais sobre o conceito de Design Thinking, acesse a matéria especial que fizemos sobre o tema, no link abaixo:
“Aprenda a usar o Design Thinking em suas apresentações”
Tenha todas as informações sobre o evento
Conhecer previamente a programação do evento também é de extrema importância para o planejamento da palestra e sua respectiva preparação.
Imagine que você defina um tema que outro palestrante também tenha escolhido?
Além do constrangimento, no caso da sua palestra acontecer na sequência, ao abordar o mesmo tema ou similar, certamente o público estará inclinado a não prestar tanta atenção. Afinal, já estará saturado com a “overdose” de informações.
Estabeleça um ótimo e detalhado planejamento
Sabia que muito da insegurança ao realizar uma palestra se deve à falta de um planejamento bem executado?
Pense nos mínimos detalhes, como por exemplo:
- Assunto central da palestra;
- Para qual público será apresentada a palestra (conheça o perfil do seu público, lembra? );
- Qual o tempo de duração;
- Estimativa de público;
- Onde será realizada a palestra;
- Infraestrutura e suporte multimídia disponível (computador, projetor, pen drive, HD externo, sistema de som, etc.).
Há outros detalhes que fazem parte de uma palestra, mas esses acima são básicos e irão direcionar os demais em um planejamento.
Desenvolva você mesmo o conteúdo
Depois de definir o assunto central e tema da palestra, é essencial que o palestrante trabalhe o desenvolvimento do conteúdo.
Seja ou não um assunto que você domine, é sempre necessário estudar, buscar referências no tema e enriquecer ao máximo sua palestra.
Identifique as palavras-chave principais do conteúdo, isso irá ajudar na produção do roteiro, bem como na criação de slides, caso seja preciso.
Procure alinhar o conteúdo ao perfil do seu público, com isso terá maiores possibilidades de ser bem-sucedido (a) na missão.
Crie um roteiro de apresentação
O roteiro de apresentação é uma espécie de bússola para direcionar o andamento e fluxo da sua palestra.
Ele vai estruturar a sua apresentação, sendo uma ótima ferramenta para criar maior dinamismo em sua performance.
Em linhas gerais, ao produzir o roteiro, procure seguir a seguinte estrutura:
- Apresentação;
- Exemplificação;
- Demonstração do tema;
- Argumentação;
- Conclusão.
Resumidamente, os 3 principais momentos da palestra são a introdução, desenvolvimento e conclusão, correto?
Assim sendo, organize as informações do conteúdo nos três momentos principais.
Na introdução da palestra, procure captar ao máximo a atenção do público. Uma frase de efeito, de alto impacto, é uma ótima estratégia neste sentido.
Treine muito!
Você se preparou, criou um conteúdo avassalador, já sabe o perfil do público, a estrutura que irá utilizar?
Ótimo! Mas, você já treinou sua apresentação?
Nesse momento que antecede a palestra, uma das melhores coisas a se fazer é treinar. Ensaie a sua apresentação. Chame alguns amigos ou familiares e peça para que eles analisem sua postura corporal, sua fala e até mesmo o conteúdo.
Com isso, você terá um feedback importante, tornando possível aprimorar alguns pontos que podem precisar de melhoria.
Se tiver a chance, se apresente para si mesmo (a), em frente ao espelho, ou filme seu ensaio.
Perceba como se porta, qual a sua linguagem não-verbal, treine gestos e trabalhe seu olhar. Mesmo que não tenha ninguém te assistindo, imagine as pessoas da plateia e treine seu contato visual.
Uma dica extra para ajudar a aprimorar suas apresentações é investir em um curso de oratória.
É uma maneira poderosa de alavancar as suas habilidades de comunicação, tendo toda a assessoria de profissionais altamente capacitados para lhe orientar e indicar as melhores técnicas para você “tirar de letra” o momento de falar em público.
Agora, conte pra nós: você já apresenta palestras ou tem vontade de ministrar?
Quais suas maiores dificuldades? Compartilhe com a gente e com os leitores suas impressões sobre o tema.
Não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!