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Comunicação e relacionamento: geração de negócios

Alguma vez você já reparou no potencial que a comunicação tem para gerar negócios e relacionamentos sólidos?
Procure reparar em alguns detalhes a seguir:

• Você se sente compreendido (a) quando conversa com algum parceiro(a) de negócios, ou, ao contrário, tem sempre a impressão de que sua proposta nunca é aceita?

• Nota que nos seus relacionamentos pessoais e profissionais, costumam naufragar e você via de regra, costuma ser mal interpretado (a)?

• Sente extrema dificuldade de expor argumentos com firmeza e coerência, e sua fala carece de clareza e objetividade?

Se você identificou boa parte dos padrões listados acima em sua comunicação, é bem provável que tenha dificuldades de estabelecer relacionamentos sólidos em sua empresa, trabalho e círculo social.

O que você precisa é trabalhar melhor sua comunicação e dominar algumas técnicas e estratégias que farão com que sua mensagem chegue até as demais pessoas, de forma clara, assertiva, e sem aqueles ruídos comunicacionais.

Afinal, como usar a comunicação para gerar negócios e relacionamentos sólidos? Cativar as pessoas e estreitar laços e vínculos?

Te contamos a seguir, continue a leitura!

Dominar a comunicação te ajudará a ter mais clientes

Você não precisa ser o melhor orador de todos os tempos, tampouco um comunicador famoso para gerar mais negócios, atrair pessoas e fidelizar clientes.

Mas você pode se inspirar em pessoas bem-sucedidas, e irá perceber que todas elas dominam ao menos o básico em termos de comunicação assertiva.

Vamos imaginar o seguinte cenário: você está prestes a se encontrar com um potencial cliente para uma reunião de negócios. Você preparou os melhores slides para te ajudar na apresentação do seu produto. Você pesquisou seu potencial cliente e identificou que seu produto é a solução ideal para as necessidades dele.

O contexto é muito favorável, haja vista que as chances são grandes de fechar uma parceria de sucesso e continuar firme e forte ao longo dos anos.

Porém (parece que sempre tem um porém, né? ), você ainda assim se sente nervoso. Está com receio de gaguejar e não encontrar as palavras certas durante o encontro.

O que fazer?

Você deve usar sua comunicação ao seu favor, e não contra você. “Ah, mas como posso fazer isso?”.

Temos algumas dicas pra você, confira:

• Treine, treine e treine mais um pouco. A prática nos leva a perfeição. No entanto, não se cobre para ter a comunicação perfeita. Ela pode e deve ser trabalhada e uma das maneiras de fazer isso é treinando. Grave sua voz, sua apresentação frente uma câmera. Analise sua postura corporal, seus gestos, seus vícios de linguagem, tente corrigir os erros e treine novamente;

• Saiba ouvir seu interlocutor. Muitos dos ruídos de comunicação surgem quando não prestamos atenção no que o outro fala. Além disso, olhe nos olhos, demonstre atenção plena ao que seu futuro parceiro de negócios diz. Isso dará a ele a sensação de respeito, atenção e carinho, fatores que tornarão a comunicação mais assertiva;

• Sempre adeque seu discurso à audiência. Saiba escolher as palavras certas, bem como o tom de voz coerente;

• Cuide de sua imagem. Não apenas sua imagem física, como vestimentas adequadas ao contexto, como também sua maneira de lidar com as pessoas. Sorriso e gentileza são sempre aspectos positivos e eu contribuem para a manutenção de relacionamentos duradouros.

Usando as 4 funções comunicativas em seu favor: controle, motivação, expressão emocional e informação

Outra dica bacana para fazer o melhor uso da comunicação para criar boas relações de negócios, é apostar naquilo que o escritor Stephen P. Robbins chama de quatro grandes funções da comunicação dentro de um grupo ou organização.

Ele elaborou tais conceitos no livro Comportamento Organizacional, que são as seguintes funções:

• Controle

Manter as coisas em ordem em um negócio ou empreendimento implica na comunicação assertiva para manter o controle. Neste sentido, saber se comunicar bem e transmitir sua mensagem para os demais, de forma compreensiva é fundamental.

• Motivação

A motivação está muito ligada à boa comunicação, uma vez que se você, seja um líder ou um colaborador, nutre um bom relacionamento com a equipe da empresa, ou com seus clientes, certamente os manterá motivados, seja para novas parcerias de sucesso, seja para continuar comprando seus produtos e serviços.

• Expressão emocional

É preciso liberar as emoções para estabelecer uma boa comunicação. Nos negócios, as pessoas via de regra são impulsionadas pelas emoções. Procure entender seu público emocionalmente e terá muito mais chances de estabelecer uma comunicação mais assertiva.

• Informação

A boa informação é um dos pilares para que a comunicação seja bem-sucedida, sobretudo no mundo dos negócios.
Afinal, a informação tem um papel fundamental na comunicação: facilitar a tomada de decisão. Pense nisso!

Uma dica de ouro para você que busca por relacionamentos duradouros e alavancar a clientela nos negócios é investir em sua oratória.

Você já considerou a ideia de realizar um curso de oratória, ou até mesmo de oratória e vendas? É uma ótima estratégia para quem quer otimizar a comunicação e crescer nos negócios. Fica a dica!

Agora conte pra nós: ficou alguma dúvida sobre como você pode usar a comunicação de forma favorável às suas relações e negócios?

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