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Comunicação em uma entrevista de emprego

Entrevista de emprego, imagine:

Uma sala, uma mesa grande, várias pessoas desconhecidas, todas são suas adversárias. Que ambiente hostil!

É, não é o mais ideal dos cenários, é preciso estar preparado e firme nos seus objetivos. Mas como conseguir impactar de forma diferente as pessoas que irão lhe avaliar? A resposta é mais simples do que se possa imaginar: comunicação, isso, comunicação.

Você está no processo seletivo por que teoricamente já passou pela primeira etapa da triagem, que é a análise do currículo, ou seja, o recrutador identificou conhecimento qualificado em seu histórico profissional.

Mas o grande problema é que o papel aceita tudo. Você está ali naquele momento para conseguir de forma clara e firme expor um pouco das suas ideias e conceitos, consolidar a imagem profissional/pessoal. Então aproveite!

Veja algumas dicas para que você possa se posicionar a frente dos concorrentes:

1º. Chamou? Vá!

Sempre que acontecer uma dinâmica e o recrutador pedir para alguém começar, diga: “Eu vou.” Lembre-se que provavelmente em alguma parte do seu currículo está escrito: “Tenho pro atividade e dinamismo…”. Pois bem, agora sim você é proativo e dinâmico.

2º Apresente-se de forma planejada

Quando for dada a oportunidade para você se apresentar para o grupo, esteja com a sua mensagem planejada, preocupe-se com o tom de voz, olhar e postura corporal.

Comece com uma saudação, diga seu nome; idade; formação acadêmica; tempo de experiência; vivências extracurriculares; mostre confiança e agradeça. (Tudo de forma pausada, sem correr, respire…)

Ex: “Olá pessoal, bom dia! Sou o João, tenho 23 anos, sou graduado em Administração de empresas.
Bem, tenho 5 anos de experiência no mercado de publicidade, já atuei como gerente de projetos em grandes agências, entre elas destaca-se a XPTO Com e a A2 Editora.
Nas horas de lazer eu gosto de ir ao Mineirão e estudar sobre cervejas artesanais. Esse é um resumo das minhas características e eu espero ser aprovado para poder mostrar todo o meu potencial. Obrigado.”

3º Atitude na dose certa

Você já presenciou algum processo seletivo em que o candidato confundiu o conceito de atitude com aparecer? Queria falar toda hora, falas sem nexo, apenas para mostrar “atitude”?

Péssimo! O recrutador já imagina essa pessoa inserida no ambiente da empresa e o impacto que pode causar: tendência de discórdia e fofoca na equipe. Não faça isso!

Você vai identificar a hora de ter atitude, a hora de falar, a hora de ficar em silêncio, mas sempre com estratégia e cautela para não pecar pelo excesso nem pela falta.

São dicas que aliadas com o seu conhecimento técnico irão influenciar positivamente na formação da sua imagem perante os recrutadores. Talvez você não tenha o perfil para a vaga, mas o seu comportamento na hora do processo seletivo ficará marcado na mente das pessoas e as suas chances aumentarão consideravelmente para oportunidades futuras.

Veja que em todas as dicas existem técnicas de comunicação: atenção para os aspectos da voz, do corpo e comportamentais. Trabalhar as técnicas de comunicação de forma correta potencializa os resultados e aumentam a sua segurança, assim conseguirá expor seus pensamentos claramente e aumentará o comando sobre as situações.

Treine, comunique-se mais.

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