A má comunicação é um problema comum que afeta muitas empresas. Há profissionais que ocupam cargos em que a comunicação acertada é decisiva nas negociações, mas o desconhecimento das técnicas e procedimentos de linguagem escrita prejudicam os contatos claros, rápidos, eficientes e sem ruídos, seja no formato impresso ou digital. Torna-se imprescindível o domínio da redação empresarial para uma comunicação mais assertiva com diretores, funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e público-alvo da empresa.
A redação empresarial tem passado por transformações ao longo do tempo, principalmente com a evolução tecnológica e surgimento de novos meios digitais de comunicação. Assim, o curso de redação empresarial da Tagarela School busca fazer um panorama de cenários, para expor a melhor forma de trabalhar com base na linguagem adequada aos meios.
Temas abordados
- A força da comunicação
- Linguagem eficiente
- Vícios de linguagem
- Erros comuns na escrita
- Vencendo o medo de se comunicar com a escrita
- A comunicação escrita como forma de interação na empresa
- Planejamento e estrutura básica de redação
- Iniciar, desenvolver e concluir um texto
- Escrever textos convincentes
- Adequar a linguagem ao público-alvo
- Concordância verbal
- Crase e pontuação
- Expressões pleonásticas
- Ambiguidade no texto
- Uso de maiúsculas e minúsculas
- Uso do por que / porque / por quê / porquê
- Linguagem formal e coloquial, quando e onde usar?
- Revisão de texto, dicas importantes
- Criatividade aplicada ao texto
- Cases e exercícios