Você já parou para pensar no quão impactante pode ser usar o Design Thinking em suas apresentações?
Imagine, por exemplo, que você precisa apresentar um novo projeto ou produto em sua empresa. E que o sucesso dessa apresentação significará uma evolução extraordinária em sua carreira.
No entanto, por mais que você tenha aprimorado sua linguagem e comunicação, tenha investido e assimilado algumas técnicas de oratória, ainda tem aquele medo de, de repente, a plateia cochilar, ou não prestar atenção em no conteúdo.
É exatamente neste ponto que aprender a usar o Design Thinking pode ser o diferencial que você procura!
No artigo de hoje, você vai descobrir:
- O que é o Design Thinking?
- Qual a sua importância?
- Como ele é utilizado?
A resposta para tais perguntas, dentre outros detalhes, você confere a seguir!
O que é o Design Thinking?
Numa tradução literal, Design Thinking de forma aportuguesada seria algo como “pensamento de designer”.
O termo se tornou popular com o livro “Design Thinking — Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias”, escrito por Tim Brown, CEO da empresa de consultoria em design IDEO.
Essa abordagem e/ou metodologia, pode ser definida como um sistema que promove a criação de ideias de negócios. Ideias criativas, inovadoras, de maneira organizada e sistemática.
Mais do que isso, o Design Thinking propõe um viés diferenciado de pensar soluções para problemas. Para tanto, torna o usuário o elemento central da discussão.
Dessa forma, é possível identificar desejos, demandas, necessidades, dores, medos e preocupações das pessoas.
Com a aplicação da metodologia, é esperado que as soluções estejam em sintonia com o público, o que agrega mais valor ao negócio/produto.
No mundo corporativo, o Design Thinking é bastante usado, por meio do teste de vários produtos e serviços que porventura atendam as expectativas do público.
No entanto, o mais incrível desta abordagem é que ela não fica restrita aos negócios, podendo ser aplicada também no âmbito pessoal, bem como em suas estratégias comunicativas, como em uma apresentação, por exemplo.
Qual a importância do Design Thinking?
Não é difícil pensarmos no motivo pelo qual o Design Thinking se faz tão importante e necessário nos tempos de hoje.
Em uma época onde se valoriza cada vez mais a experiência do cliente e público, ao buscar facilitar a vida do usuário com soluções práticas e diferenciadas, o Design Thinking surge como a mais perfeita das soluções.
Antes de mais tudo, o foco deve ser direcionado aos desejos do público em questão.
O objetivo é satisfazer o público. Para tanto, a abordagem deve levar em conta, fatores como a visão de mundo das pessoas, bem como as suas experiências culturais.
Dessa maneira, é possível solucionar possíveis impasses e conflitos, afinal, pontuando as possíveis barreiras comunicativas, temos a oportunidade de trazer soluções e alternativas para superá-las.
Como é possível perceber, não se trata de premissas matemáticas, mas de um levantamento das necessidades reais de uma parcela do público consumidor, o que faz dessa abordagem algo de caráter mais humano, podendo ser aplicada em qualquer tipo de negócio e de apresentação.
Percebe que se você conseguir implementar algumas estratégias de Design Thinking em suas apresentações, você pode ir muito além, e ser bem-sucedido (a)?
Por exemplo: se você conhecer a fundo seu público, suas expectativas, necessidades, poderá desenvolver um conteúdo que supra todas essas carências.
Afinal, identificando o que seus interlocutores “pensam” sobre determinados aspectos e o que eles julgam relevante, você estará muito mais propenso (a) a entregar algo de valor para essas pessoas.
Em outras palavras: você poderá organizar as apresentações focando nos desejos do público em questão.
Utilizando Design Thinking: entregando exatamente aquilo o que interessa ao seu público
Um dos maiores mitos da inovação, tecnologia e empreendedorismo, Steve Jobs, que a título de curiosidade foi um grande amigo de David Kelley (o “pai” do Design Thinking), dizia que para o sucesso de um negócio, todos os produtos tinham que ser criados pensando, antes de tudo, no usuário.
Pegando esse gancho, para garantir o sucesso de sua apresentação, toda sua performance e conteúdo devem ser pautados no seu público-alvo.
Uma matéria do portal ‘Na Prática’, sobre o tema Design Thinking, escrita por Rafael Carvalho, Luis Alt, da Escola de Inovação em Serviços, diz o seguinte:
“Como o design thinking é uma abordagem, uma forma de encarar as coisas, o ideal é que os principais valores dele — empatia, colaboração, experimentação — sejam incorporados ao dia-a-dia das empresas, para resolver todo tipo de situação”.
Fonte: LINK
Sendo assim, ao se preparar para uma apresentação, colocar em prática tais características mencionadas acima, pode ser fator chave para uma comunicação assertiva com seu público.
A seguir, selecionamos algumas dicas sobre como você pode aplicar o Design Thinking nas apresentações:
-
Imersão
É o momento da empatia, de se colocar no lugar do outro. No caso, de quem vai assistir à apresentação.
Sua fala deve entregar aquilo que o público busca, espera, precisa.
-
Análise
Essa fase é quando, com a posse de dados, você constrói seu projeto customizado, ou seja, sua apresentação pautada naquilo que seu público necessita. Se trata da etapa onde você identifica a carência, dor e problema, e transforma isso em oportunidade.
-
Ideação
Ideação é o momento de analisar todas as ideias para sua apresentação, passá-las pelo filtro e selecionar as melhores e mais alinhadas ao seu público.
-
Prototipação
No Design Thinking, a prototipação é o momento de testes, para aprimorar a ideia.
Supondo que você fará uma palestra e preparou todo o conteúdo. Seria o momento de apresentá-lo para algumas pessoas, antes de “colocar a cara à tapa”.
Lapidar os erros e melhorar pontos fracos, tudo isso pode ser realizado nessa etapa.
Seguindo tais preceitos, é plenamente possível criar uma comunicação de maior engajamento e mais próxima das pessoas.
Indo além, com a abordagem do Design Thinking você pode inclusive despertar maior interessante das pessoas e identificação do cliente/público com seu projeto/apresentação, gerando resultados bem-sucedidos para sua carreira, negócios e esfera social.
Que tal implementar o viés do Design Thinking em suas apresentações, seguindo nossas dicas?