Blog

Diálogos internos

 

Com quem você mais conversa durante o dia? Com o seu filho? Ou sua namorada? Seus pais? Todas as alternativas estão erradas. A pessoa que mantem diálogo extenso com você é… sim, você mesmo!

Ai eu lhe pergunto: como está a qualidade dessas conversas?

É muito comum pensar em trazer um conteúdo rico para apresentar para as pessoas, investir tempo em pesquisas para aprofundar cada vez mais no tema, buscar exemplos e formas de como falar. Isso é sensacional e com certeza irá trazer ótimo resultados para você.

Mas mais uma vez: se preocupa também com os seus diálogos internos?

Quando você acorda e liga a TV ou pega o celular para conferir o noticiário, esse é o primeiro alimento que sua mente consome no dia, e atualmente é comum deparar com uma enxurrada de informações que elevam a ansiedade e trazem à tona o medo. É COVID-19 para cá, COVID-19 para lá, luta por poder entre esquerda e direita, racismo, corrupção, fake news… Nossa, de fato não são alimentos saudáveis para a nossa mente.

O que isso tende a resultar?

“É, não sei como será amanhã…”, “Vou ser demitido…”, “Covid vai matar a minha família…”, “Vou dar um soco nesse cara que não concorda comigo, imbecil…”.

Em algum momento do dia você imagina algo parecido?

A tendência é que os seus diálogos internos sejam venenosos, sabotadores que irão tirar você dos eixos e até questionar quem de fato és. Tempos de crise geram tristeza e solidão.

É ai que entra o desafio de saber alimentar a sua mente com fontes nutritivas e saudáveis, que não rebaixem os seus pensamentos e atitudes. Mas o que por exemplo? São várias opções! Você pode ler um livro, fazer um curso que não tinha tempo, estudar um outro idioma, escrever seus textos, escutar podcasts, meditar, fazer um treino funcional, limpar suas redes sociais ou fazer nada, absolutamente nada…

Disponibilizar novas e melhores fontes de conteúdo para a sua mente vai possibilitar que os seus diálogos internos sejam mais leves, ao invés de pensar 24 horas em mortes do Covid, sua imaginação vai ser capaz de criar como será produtivo quando você finalizar o curso de oratória e conseguir se comunicar melhor. Veja: o seu dia continua tendo as mesmas 24h, mas o convite que faço é para aproveitar melhor esse momento, ou ao menos não se envenenar.

Você não vai ter um dia 100% ótimo, a vida o tempo todo te joga para cima e para baixo, é assim, algumas coisas não estão sob nosso controle! Mas o que estiver, por exemplo, o consumo de conteúdos saudáveis, que você possa ir nessa direção.

Os seus pensamentos borbulham o dia todo, se concentre em melhorar esses diálogos, tenho certeza que o seu desempenho será melhor. Tem como chamar um carro de esportivo com o motor 1.0? Bem difícil! Seguindo essa analogia, instale um turbo e consuma apenas combustíveis premium. Assim o seu motor irá agradecer com mais e mais performance.

Cá entre nós: conversas saudáveis com o nosso melhor amigo faz muito bem!

Abraços,

Paulo Felipe Rodrigues

 

 

 

 

Receba novidades!

    VEJA TAMBÉM