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Entenda como as expressões corporais e faciais ajudam na carreira

Quantas vezes você já se perguntou sobre qual seria o motivo pelo qual, sua carreira simplesmente não “decola”?

Que a oratória e comunicação são essenciais para nutrir uma boa trajetória na esfera profissional, boa parte das pessoas já sabe. No entanto, o que uma grande parte das pessoas desconsidera, é que mais do que falar bem, é importante também ficar atento às expressões corporais e faciais. Afinal, aquela máxima de que “o corpo fala” não é um mero clichê, mas sim uma inegável realidade.

Fazer com que seu corpo, por meio da linguagem não verbal, transmita às pessoas as mensagens corretas, certamente irá contribuir no desenvolvimento de sua carreira e em seu crescimento profissional e pessoal.

Quer entender como as expressões corporal e facial podem ser tanto positivas quanto negativas e quais os principais sinais que nosso corpo emite? Então você não pode perder o post de hoje aqui no blog da Tagarela School, acompanhe e veja como lidar da melhor forma, com a linguagem não verbal.

Quais são as expressões corporal e facial mais bem aceitas no ambiente corporativo?

Há muito mais segredos “camuflados” na linguagem corporal do que possa supor a nossa vã filosofia, diria Shakespeare, se caso ele fosse hipoteticamente questionado em relação aos sinais da face e do corpo e seus significados.

Você provavelmente não sabe, mas a todo tempo, seu chefe e até mesmo a equipe de RH, durante reuniões e conversas, está te avaliando sem você perceber. Por mais que você realize um ótimo trabalho, suas expressões corporal e facial podem estar lhe boicotando.

Por exemplo, má postura corporal esconde traços de medo, insegurança e desconfiança, sabia?

Já quando você adota a postura correta, revela às pessoas, exatamente o oposto, ou seja, segurança, confiança e credibilidade.

Para ser bem-sucedido (a) no cenário corporativo, portanto, você precisa saber usar os sinais que seu corpo emite, em seu favor.

Para tanto, é preciso identificarmos algumas posturas negativas que são bem comuns, para então buscarmos corrigi-las. Dentre alguns gestos negativos, podemos identificá-los em situações como:

• Posturas negativas em reuniões de negócios ou de equipe

Supondo que você está em uma reunião com cliente ou ainda com o líder e gestor da empresa onde trabalha, responda:

– Durante o diálogo, você costuma manter as mãos nos bolsos ou cintura?
– Ao sentar-se, deixa as pernas bem abertas? Estala os dedos?

Se você reparar tais sinais, é bom ligar o “botãozinho” e alerta. Estes sinais são vistos de forma negativa, pois mostram tensão e até mesmo descomprometimento.

Outro sinal ruim que a face pode emitir é comprimir os lábios. Tal postura corporal dá a entender que você não tem o desejo de responder aquilo que lhe foi questionado.

Trabalhar o olhar é um exercício extremamente importante na comunicação, especialmente em apresentações e palestras.

No âmbito corporativo ele também deve ser trabalhado. Quando durante uma reunião, você porventura desvia muito o olhar do interlocutor, olha pra cima, ou fica sem foco, isso reflete um indicativo de que você está buscando uma imagem mental.

Tal situação dá ao seu interlocutor, o indício de que você está confuso, inseguro e sem clareza em sua fala.
Outro ponto onde nosso corpo dá “aquela caguetada”, é quando durante a conversa ou negociação, você franze a testa.

De acordo com a linguagem corporal, isso indica tensão e nervosismo, o que não é bem-visto no contexto corporativo.
Também é importante reparar se você sinaliza gestos como pés cruzados ou mãos para trás. Eles estão dizendo que você está desconfortável com a situação, o que pode atrapalhar sua comunicação com a equipe, clientes e/ou chefe, por exemplo.

• Posturas positivas que podem otimizar sua carreira

No mesmo contexto, a sua linguagem facial e corporal podem ser usadas em seu benefício.

Uma dica é ao adentrar no recinto, adotar a chamada postura de campeão, com os ombros para trás e corpo ereto. Tal gesto demonstra segurança e poder.

Copiar a postura positiva do interlocutor é um bom sinal, pois indica receptividade e concordância à mensagem.
O sorriso abre portas, portanto tenha um sorriso sincero nos lábios, daqueles que franzem os olhos.

Simpatia é fundamental, e nada melhor do que cumprimentar a todos no ambiente de trabalho para causar uma boa impressão. Um gesto importante neste momento é o apertar de mãos. Deve ser firme, porem não forte ao ponto de causar dor na outra pessoa, assim você tende a demonstrar segurança e entusiasmo.

Estas dicas e muito mais, você poderá sentir na prática em um curso de oratória em Belo Horizonte que tem mudado a vida profissional das pessoas. Quer saber mais? Entre em contato com a Tagarela School!

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