Blog

5 grandes comunicadores para você se inspirar

Em qualquer segmento profissional, sempre buscamos referências e inspirações. Na área de palestras, direito, bem como qualquer outra cuja comunicação é fator essencial, não seria diferente, concorda?

Você sabia que conhecer o trabalho e estilo dos profissionais considerados como grandes comunicadores pode contribuir com seu modo de falar, de se portar diante de público?

São verdadeiras fontes de motivação e inspiração para que você possa se espelhar e com isso, evoluir e atingir novos patamares comunicativos.

A equipe da Tagarela School selecionou alguns nomes considerados dentre os maiores comunicadores do mundo para você se inspirar. Acompanhe a seguir!

Michelle Obama: uma comunicadora mais que inspiradora

Com um modo de falar envolvente e uma oratória considerada impecável, Michelle Obama quebrou a barreira de “coadjuvante”, papel muitas vezes estereotipado no que se refere ao status de primeira dama.

Na verdade, com um discurso impactante, ela é uma verdadeira protagonista, não apenas do feminismo, mas também da causa negra e antirracismo.

Sutil e clara, ela provou ao mundo que é possível defender uma causa sem propagar discurso de ódio, e com extrema habilidade e sinceridade, em suas falas sempre prioriza um olhar mais humanizado.

Shirley Chisholm: primeira candidata à presidência dos EUA

A primeira mulher negra a ocupar a Câmara dos Deputados, além de ótima comunicadora, é a autora de um discurso histórico, que dizia:

“É obvio que a discriminação existe. Mulheres não tem as mesmas oportunidades que os homens têm. E as mulheres que não se conformam com o sistema, que tentam quebrar os padrões aceitáveis, são tachadas como “estranhas” e “não femininas”. O fato é que uma mulher que aspira a ser presidente do conselho, ou membro da Casa, o faz pelas exatas mesmas razões que qualquer homem. Basicamente, porque ela acha que pode fazer o trabalho e ela quer tentar.”

Dentre suas características, a fala clara e assertiva, bem como seu poder argumentativo, são fatores de destaque e que são inspiração tanto para palestrantes e vendedores, quanto para profissionais da área de Direito, por exemplo.

Barack Obama: um comunicador eficiente e carismático

Carisma e eficiência na linguagem, são alguns dos pontos de destaque, percebidos durante as apresentações e discursos de Barack Obama.

No entanto, se analisar um pouco mais a fundo o seu modo de falar e seus discursos, iremos perceber uma série de “segredos” que norteiam seu estilo e que servem de inspiração para que você aí do outro lado possa otimizar sua fala.

Por exemplo:

• Treinar sempre

Gestual impecável, tom de voz ideal, conteúdo exposto de forma clara, tudo isso em sincronia, não é um milagre ou um dom, mas sim uma técnica que exige treino e prática contínua.

• Conhecimento prévio do público

É essencial saber com quem você está falando. Mesmo com um público amplo e heterogêneo, a habilidade em se comunicar com eles é nítida em Obama. O segredo é encontrar pontos em comum, capazes de estabelecer um vínculo com todos.

Para tanto, Obama lança mão de uma forte conexão emocional, mencionando elementos característicos dos países onde ministra palestras, por exemplo. Se trata de um verdadeiro mestre da oratória.

Martin Luther King : “Eu tenho um sonho”

Martin Luther King entrou para a história com sua luta. No entanto, certamente ele não teria sido bem-sucedido em sua empreitada, se não tivesse se tornado um exímio comunicador.

Uma de suas estratégias para consolidar sua mensagem foi a repetição, tanto em relação ao treino de seu texto, quanto em relação ao uso do artifício de repetir uma frase ou introdução.

É o caso do famoso “Eu tenho um sonho”, que se tornou seu discurso mais conhecido em todo o mundo. Trata-se da repetição, combinada com a ênfase. Sem dúvidas, um comunicador que serve de inspiração para todos nós.

Nelson Mandela: o maior exemplo de luta contra o Apartheid

Um líder em essência, Nelson Mandela inspira o mundo com seu exemplo de luta e resistência. Além disso, ele declamou em 1964 um dos maiores discursos públicos da história, quando expôs à população todas as políticas de segregação.

Firme de suas convicções, Nelson Mandela afirmou que morreria pela causa democrática. Permaneceu 27 anos preso em condições precárias e totalmente desumanas.

Para exemplificar sua convicção e alto poder comunicativo, segue trecho de um de seus discursos mais impactantes e inspiradores:

“O racismo é uma ferrugem na consciência humana. A ideia de que qualquer pessoa possa ser inferior a outra, ao ponto em que aqueles que se consideram superiores definem e tratam os outros como sub-humanos, é uma negação da humanidade mesmo para aqueles que se elevam a si próprios ao estatuto de deuses.”
(Discurso no Parlamento britânico, 11 de julho de 1996)

E você, em qual ou quais comunicadores (as) se inspira? Conte pra nós!

    Receba novidades!

      VEJA TAMBÉM