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Maioria dos problemas administrativos resulta da comunicação ineficiente

Os problemas de comunicação são mais frequentes do que você imagina, e acontecem nas mais diferentes esferas sociais, bem como no setor empresarial.

Talvez pelo fato de a comunicação ser um processo contínuo, onde sempre há algum ponto nebuloso a se esclarecer para termos clareza e certeza, o antropólogo Georges Bataille defende a visão de que na verdade, é por não sabermos nos comunicar que nos comunicamos.

Ou seja, sempre há algo a melhorar e a lapidar, até mesmo quando o assunto é sobre o mais básico diálogo.
Será que a sua empresa está passando por este problema de comunicação? Pode ser que sim.

Quer saber por quê?
Autoridade máxima em consultoria administrativa, o austríaco Peter Ferdinand Drucker é autor da célebre frase:
“60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação”.

Isso acontece porque os “desencontros” da comunicação unidos ao desentendimento de uma informação, como uma reação em cadeia começam de forma simples até impactarem nos resultados finais de um negócio.

Embora seja considerado o Pai da Administração, a comunicação a qual Peter Ferdinand se refere na frase não diz respeito exatamente ao Marketing, Publicidade ou Jornalismo, mas àquela simples conversa de negócios ou diálogo rotineiro entre membros do setor de RH de uma empresa, por exemplo.

Pensando nisso, responda uma coisa: você tem certeza de que sua mensagem chega de forma eficiente às pessoas?

Mal-entendidos são comuns ao longo da existência

Os ruídos na comunicação são, de fato, uma das principais barreiras comunicativas. Além disso, determinados tipos de jargões, estrangeirismos e linguagem técnicas no âmbito profissional também podem resultar na dificuldade de compreensão, uma vez que não há um significado que seja de conhecimento mútuo.

Com isso, a falha na comunicação e mal-entendidos acabam rotineiros.

Como solucionar este problema?

Identificar as causas da falha na comunicação (que pode, muitas vezes ser a falta de se comunicar) é o primeiro passo a se adotar na busca da potencialização do poder comunicativo em uma empresa.

Se munir de técnicas e estudar o assunto irá contribuir para solucionar os entraves, além é claro, de treinamento constante.

A Tagarela School possui ferramentas precisas para ajudar a equacionar estes problemas, com cursos e treinamentos de acordo com suas principais necessidades e comunicação, fale conosco!

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