Blog

Medo do chefe? Saiba como controlar

Alguma vez você já deu uma pausa para refletir sobre por qual razão, parte considerável das pessoas tem medo do chefe?

Se trata de um verdadeiro “clássico” no setor corporativo e muitas podem ser as respostas.

Medo de falar algo que o chefe não goste e por isso, ser despedido (a), medo de pedir aumento, e até mesmo o temor da própria pessoa, que independente do cargo ou posição, demonstra-se austera.

A grande verdade é que ao não ter uma comunicação assertiva com seu líder, o indivíduo acaba bloqueando sua atitude e iniciativa. Com isso, prejudica até mesmo sua performance profissional.

A falta de comunicação se torna extremamente nociva, e muitas vezes tem origens na própria timidez do colaborador.

Diante de tantos fatores negativos em relação ao medo de falar com o chefe, a pergunta é: como controlar tal temor?

O que é possível fazer para contornar o medo e estabelecer uma boa comunicação com o patrão?

Contamos a seguir, continue conosco e confira!

Medo de conversar com o chefe: alguns truques que irão te ajudar

Você já ouviu falar sobre o “Ciclo de desgraça emocional”? É um termo estrangeiro que traduzimos livremente aqui, e que resume a seguinte situação:

Diante de seu (sua) chefe, você teme que um erro, por menor que ele seja, acarrete consequências sérias, graves, fatais. Sendo assim, o estado de nervosismo leva à preocupação constante. O que por sua vez, reduz o seu foco. Com isso, há uma maior chance de erro e, portanto, mais nervosismo.

Todo pânico mencionado acima faz com que o funcionário muitas vezes, sinta-se até mesmo incapaz de dialogar com o seu superior.

É claro, um pouco de cuidado e apreensão diante do chefe, é algo bem natural, corriqueiro. Mas quando há medo elevado, capaz de bloquear até mesmo sua fala, algo precisa ser feito, não é mesmo?

Para tanto, selecionamos algumas dicas que irão contribuir para controlar o medo e dialogar melhor com o patrão:

• Aposte em uma comunicação proativa

Aquela máxima de que é preciso encarar os seus medos é muito válida. Se você chamar para si a responsabilidade e tomar a iniciativa, verá que “o bicho não é assim, tão feio quanto pintam”.

Sendo assim, pergunte a ele como você poder ajudar ou como deve ser feita determinada tarefa, mostre interesse e tire dúvidas, sempre com um tom de voz seguro e fala firme.

• Treine suas conversas

Quem nunca treinou um diálogo em frente ao espelho, com o intuito de se aproximar daquela ou daquele crush quando criança (ou até mesmo adulto)?

Supondo que você tem medo de falar em público, e sendo mais específico, de falar com o chefe, treinar sua fala, suas respostas e perguntas poderá trazer mais segurança, ajudando a lidar melhor com o medo.

Com isso, você vai controlar a ansiedade e a conversa fluirá de maneira mais tranquila.

• Conheça seu chefe mais de perto

Procure se aproximar de seu chefe, de forma natural e espontânea. Se surgir a oportunidade, tome um café ou almoce juntos. Procure conhecer gostos similares, algumas particulares, hobbies e coisas assim.

Você passará a perceber o chefe como uma pessoa normal e isso contribui para diminuir o peso e tensão ao se comunicar com ele. Com isso, você terá uma imagem mais humanizada do seu chefe.

• Seja claro em sua comunicação

Ao conversar com seu chefe ou superior, vá direto ao ponto, usando a linguagem correta. Sempre indique claramente o que você espera/precisa. Além disso, procure observar qual o melhor momento para conversar com seu chefe.

Tenha clareza em relação às mensagens que serão transmitidas.

• Atente-se à sua linguagem corporal

Procure sempre emitir uma linguagem corporal confiante. Mantenha uma postura ereta e evite mexer-se compulsivamente na cadeira, balançando as pernas, por exemplo.

Sempre mantenha contato visual e incline-se para a conversa.

• Invista em sua oratória e comunicação

Uma ótima maneira para controlar o medo e incentivar sua autoconfiança ao dialogar com superiores, é investir em suas habilidades comunicativas.

Realizar um curso de oratória, por exemplo, é uma ótima oportunidade a ser avaliada. Afinal, a Comunicação Empresarial implica em uma série de detalhes que, com as técnicas corretas, poderão alavancar sua fala para níveis mais elevados e assertivos.

Agora conte para nós, você consegue encarar seu chefe “de boa”, ou controlar o medo tem sido algo complicado?

    Receba novidades!

      VEJA TAMBÉM