Ao ler/ouvir o termo, Pomodoro, você relaciona com aquela marca famosa de molho de tomate?
Pois saiba que você está “um pouco” certo, mas também, “um pouco “errado. Vou explicar o motivo a seguir. Antes, porém, deixo aqui uma pergunta: você sofre com a famosa procrastinação?
Independentemente da área de atuação, seja em relação à esfera profissional, social, do estudo ou ainda realização pessoal, vencer a procrastinação é um dos maiores desafios.
Quantas vezes, durante a necessidade de realizar uma tarefa ou projeto, você acabou perdendo o foco, deixando para depois, e com isso, atrasou a entrega de algum trabalho, por exemplo?
Fato é que a procrastinação é apontada por boa parte das pessoas, como um dos grandes obstáculos que prejudicam tanto a capacidade criativa, quanto a produtividade.
Ela nada mais é do que aquela mania, vício ou costume, de adiar as coisas, deixando assim de enfatizar aquilo que de fato, é importante, para fazer outras coisas, que em contrapartida, nem são tão importantes assim.
Se em um primeiro momento, a procrastinação pode causar até mesmo uma sensação de prazer e conforto, posteriormente a história é bem diferente.
Quando menos percebe, você sente a culpa e a cobrança batendo forte. Pensamentos como “puxa, eu poderia ter rendido bem mais no dia de hoje”, surgem como uma rotina na vida de quem procrastina.
Você se identificou com o cenário acima? Se considera um procrastinador?
Se sua resposta é sim, não se desespere. Um método eficaz, adotado por estudantes, profissionais de marketing, direito, educação, e empreendedores em geral, é uma ótima alternativa para lidar com a tão temida procrastinação.
Se trata do método Pomodoro – considerado como a metodologia capaz de acabar de vez com a procrastinação.
Veja na sequência do artigo, como essa técnica é capaz de otimizar a gestão de tempo e promover mais produtividade em seu dia a dia, na realização de tarefas variadas.
O que é a técnica Pomodoro?
Em suma, se trata de uma metodologia de gestão de tempo. Ela consiste em lançar mão de um cronômetro que divide o seu fluxo de trabalho, por meio de intervalos de foco intenso e de descanso.
O intuito é elevar a produção e a assertividade nas atividades desempenhadas.
A título de curiosidade, vale dizer que a origem do método se deu devido à dificuldade que um italiano enfrentava para ter foco e concentração em suas atividades acadêmicas.
Francesco Cirillo, nos anos 80, teve a ideia de pegar um cronômetro em forma de um tomate, (daí o nome “Pomodoro”) e trabalhar sem pausas por 10 minutos.
Ele percebeu que a ideia funcionou, e então começou a testar outros intervalos, até que chegou ao número ideal: nenhum tipo de interrupção por 25 minutos e uma pausa de 5 minutos, sempre usando um cronômetro para marcar o tempo.
Benefícios do método Pomodoro
Você tem a sensação de que está trabalhando muito, e em contrapartida, tem reparado pouco resultado?
Não consegue definir suas prioridades durante o dia e a procrastinação é uma constante?
O método Pomodoro pode te ajudar a lidar melhor com tais barreiras e promover benefícios.
Ele contribui com a concentração e foco, te mostra quais são as atividades que você leva mais ou menos tempo, relaxa a mente graças as pausas e contribui com a produtividade e qualidade do trabalho.
O processo do método Pomodoro é bem simples.
Você divide as tarefas em blocos de tempo, de 25 minutos cada. Ao final de cada bloco, você descansa por 5 minutos. Você pode beber uma água ou café, ouvir uma música, checar o celular, etc.
Quando finalizar um ciclo de 4 blocos, a pausa deve ser maior: entre 15 e 30 minutos.
Aplicando na prática
Para executar a metodologia, siga os passos:
1: Faça uma lista com as atividades que deve realizar no dia;
2: Escolha as tarefas de acordo com a prioridade;
3: Cronometre 25 minutos e comece a trabalhar na tarefa escolhida;
4: Faça uma pausa relaxante de 5 minutos;
5: Descanse por mais tempo em 4 pomodoros, ou seja, entre 15 e 30 minutos.
Agora que você aprendeu a técnica, que tal aplicar a metodologia e contar para gente sobre sua experiência?