Ao abordar um potencial cliente durante a prospecção de vendas, você se sente envergonhado (a)? Tem receio de falar e acaba até mesmo demonstrando que está inseguro (a), com medo? Tem medo do cliente?
Acredite: se você soa frio e sente aquela ansiedade exacerbada, sempre que tem uma reunião de vendas com algum cliente, e morre de medo de falar em público, saiba que você não está só.
Muitas pessoas ainda hoje relatam ter medo do cliente, assim como muitas outras conseguiram superar este estado, evoluindo e sabendo lidar melhor com sua comunicação e fala.
Fato é que se você não souber lidar com o medo, ele criará uma barreira entre você e seu cliente, que dificultará e até mesmo tornará impossível suas vendas.
Se você quer realizar uma prospecção de vendas assertiva, saiba que está no lugar certo! Acompanhe a seguir, as melhores dicas para perder o medo do cliente e consequentemente ser bem-sucedido (a) nas vendas e relações comerciais em geral.
Dicas para perder o medo do cliente: técnica do “o não você já tem”
Muitas são as possibilidades que geram na pessoa, aquele medo do cliente. Uma das hipóteses é a timidez, o que por sua vez pode ter sua origem na mais tenra idade. Algumas pesquisas, aliás, indicam que boa parte das pessoas com dificuldade de se comunicar, também tem medo da rejeição.
Sendo assim, ao prospectar um cliente, já chegam nele com o medo do não, afinal, tem medo de ser rejeitado (a).
Uma boa dica neste caso, é aquele clássico pensamento em vendas: “o não você já tem”. A partir disso, é interessante trabalhar pelo sim. Para tanto, conheça bem o produto ou serviço que oferece.
Traga ao cliente, soluções que promovam benefícios e vantagens. Com bons argumentos e o produto certo, você se sentirá mais seguro (a) e aos poucos, vai diminuindo o fator medo.
Lembre-se: ao comprar um produto ou serviço, a pessoa está na verdade, comprando a transformação que o produto ou serviço é capaz de gerar em sua vida.
Desenvolva e aplique seu poder de persuasão
Compreender a importância e o poder da persuasão é essencial quando falamos sobre prospecção de vendas e coragem ao atender um cliente.
Você deve, antes de tudo, acreditar no que vende, dominar o assunto e nutrir empatia acima de qualquer coisa.
Aliás, para compreender plenamente a persuasão, temos um conteúdo completo sobre o tema no blog:
Persuasão: Por que algumas pessoas conseguem ser mais persuasivas?
Aborde pessoas estranhas
Um exercício muito executado com o intuito de superar o medo de falar e de abordar clientes, é a técnica de abordar estranhos.
Seja no elevador, na padaria, no ponto de ônibus, e tantas outras ocasiões e ambientes, você pode se comprometer diariamente a perguntar alguma informação para pessoas que não conhece.
Isso poder parecer bobo, mas surte efeito. Aos poucos, você perceberá que estabelecer contato com o outro, não é nenhum bicho de sete cabeças.
Comunique-se de forma clara com seu cliente
Quando se tem medo de falar e de se relacionar com o cliente, a comunicação via de regra, fica comprometida.
Sobretudo no universo das vendas e negócios, estabelecer um diálogo claro é fundamental para o sucesso.
Sendo assim, ao sentir dificuldades em trocar ideias e falar com convicção e clareza com seu interlocutor durante a prospecção de vendas, o ideal é buscar ajuda especializada.
Uma boa alternativa é investir em um curso de oratória. Ele contribui muito para a melhoria da fala.
Além disso, promove maior segurança para se colocar, desenvoltura em reuniões e apresentações, bem como um melhor controle de voz e do gestual.
Em suma, podemos concluir que, muito embora o medo em relação ao cliente seja comum e signifique uma barreira às vendas, ele pode muito bem ser “domado”, e até mesmo superado.
Para tanto, basta aprimorar sua comunicação e adotar algumas técnicas e dicas que lhe trarão resultados positivos com o passar do tempo.
Como diz o ditado, ninguém nasce sabendo. Todos nós podemos aprender a prospectar e a ter melhor desenvoltura no trato com as pessoas, certo?
E você, também sente aquele medo bater quando vai prospectar? Como você costuma lidar com o medo nas relações comerciais? Conte pra nós!