Uma das histórias de superação mais famosas do futebol é a do Cafu, capitão do pentacampeonato mundial de futebol da seleção brasileira. No início de sua trajetória no esporte, Cafu sofreu, foi difícil, antes de se tornar reconhecido ele foi reprovado em 9 peneiras, e continuou até conseguir.
Cafu cita a importância da resiliência e do técnico Telê Santana para o seu sucesso. Segundo o próprio Cafu, sempre ficava pelo menos 30 minutos após o treinamento para aperfeiçoar os cruzamentos, tudo sobre os olhos atentos do técnico. O lateral sabia o que deveria ser feito mas não executava com tanta perfeição.
Anos depois, aquele rapaz esforçado que havia sido reprovado diversas vezes se tornou um ídolo mundial, jogando em grandes clubes, enfim, o sucesso chegou.
Mas o que essa história tem a ver com comunicação? Com falar em público?
Tudo! Absolutamente, tudo!
Falar em público é uma habilidade, e como tal pode ser trabalhada. Da mesma forma que no futebol existem pessoas com mais habilidade e facilidade para jogar, existem pessoas que possuem mais habilidade e facilidade para falar. Mas cá entre nós: todos os jogadores são craques? Não! Aqueles que não são precisam trabalhar e treinar ainda mais para conseguir alcançar os resultados. O Cafu é a prova disso.
“Por onde devo começar para falar melhor…?” Uma pergunta que sempre recebo e gosto de responder levantando esses pontos:
- Identificar que precisa de ajuda e ir em busca dela;
Muitas vezes pensamos que o melhor a se fazer é continuar por conta própria, se virar. Pode até ser que funcione, mas vai demorar mais, ser mais doloroso. Não deixe o orgulho tomar conta! Procure ajuda especializada!
Saber por onde começar e ter o auxílio de um profissional que está preparado para acompanhar você durante a jornada é fundamental para a construção de bases sólidas que irão de fato transformar a sua performance. Seja um curso de oratória, teatro, terapia, enfim, existem pessoas prontas para contribuir com você, pesquise bem para encontrar um profissional sério e terá ótimos resultados, tenho certeza.
- Pensar na comunicação como uma oportunidade de crescimento;
“Vou ser julgado, detonado! Vai ser um desastre…”
Quando não temos a comunicação como uma aliada em nosso processo de crescimento pessoal e profissional, pensamos que ela será motivo para o nosso fim. E existe aquela máxima da lei da atração, se eu penso desta forma estou mais próximo de isso acontecer.
Por isso, passe a ter a comunicação como uma amiga, aliada do seu crescimento, pense de forma mais leve sobre os momentos que você irá falar em público, imagine o quão legal pode ser e como o seu conhecimento/experiência pode contribuir com as pessoas.
Assim, expor uma ideia que você tenha, debater, opinar, será mais comum o que impactará na sua imagem, trazendo segurança e credibilidade. Somos seres sociáveis em nossa essência, ouse ser, tem mais coisas boas para colher do que para perder!
- Busque referências;
Observar pessoas que se comunicam bem é um exercício válido, comece a perceber a forma com elas falam, o que funciona, o que não funciona, como se comportam, enfim, um mentor mesmo que indiretamente é uma figura capaz de motivar e direcionar você para o caminho que deseja, nesse caso, falar melhor em público.
- Estudar e treinar muito.
E claro, estudar, conhecimento de qualidade nunca é demais! Falo sobre conteúdos realmente alinhados com o seu objetivo, faça um filtro e estude. Saber o que está fazendo e criar consciência é a chave para o aprendizado, tira você do mundo improvisado.
E a melhor forma de saber se você está no caminho certo é fazer, treinar, treinar e treinar. Você só será um bom motorista se dirigir, um bom advogado se participar de audiências, um bom lateral direito se treinar cruzamentos…
Ser um bom comunicador não foge disso, nas primeiras apresentações ficará desconfortável, depois menos e menos e menos, até atingir um nível de controle da situação capaz de tornar a sua fala fluida e interessante.
Se falar melhor em público é uma prioridade para você como ser jogador era para o Cafu, inspire-se nele, estude muito, treine muito e colha os resultados. Nada é do dia para a noite, mas quando o primeiro passado é dado você se aproxima do que quer, então comece!
Um abraço,
Paulo Felipe Rodrigues
Tagarela School
@paulofelipeoratoria | @tagarelaschool