Blog

Por que falar bem pode melhorar os meus resultados?

Oratória e comunicação: você sabe qual a importância destas duas aptidões para que se tenha sucesso em sua trajetória pessoal e profissional? Sabia que você pode fazer um curso de oratória em Belo Horizonte e com isso, alavancar sua carreira?

Se fosse solicitado a você fazer uma autocrítica, a respeito da sua comunicação, qual seria a resposta? Você acredita que fala bem e que as pessoas, seja no ambiente de trabalho, seja na faculdade, e até mesmo nas suas relações pessoais, lhe compreendem claramente?

Ou, em contrapartida, você acredita que a sua fala compromete o seu relacionamento das diferentes esferas comunicativas do seu dia a dia?

A grande verdade, independentemente de sua resposta, é que falar bem pode melhorar os seus resultados na carreira e até mesmo nos relacionamentos afetivos, impactando os setores de sua vida de forma positiva.

Entenda como ter uma boa comunicação pode otimizar o seu sucesso na vida e veja como é possível falar bem.

Falar bem: uma habilidade que sempre pode ser aprimorada

É cada vez mais comum, o fato de algumas pessoas, por se considerarem tímidas, não conseguirem se colocar durante reuniões e conversas, bem como terem pavor de falar em público, identificarem comunicação ruim que exercem, o motivo da falta de resultados positivos em suas rotinas.

A insegurança ao se comunicar, a voz trêmula, gagueira de nervosismo, suar frio, entre outros sintomas, são muitas vezes a maior barreira encontrada para vencer o medo de falar em público e até mesmo de obter aquela tão merecida promoção em seu emprego ou cargo.

Se você se identificou com o cenário acima, não se sinta sozinho: há muitas pessoas que todos os dias enfrentam este mesmo sofrimento.

Esse é um dos principais motivos que levam muitos profissionais e estudantes de diversos segmento, inclusive aqueles que atuam no ramo da Comunicação, a procurar ajuda, como um curso de oratória em Belo Horizonte, por exemplo.

Você já parou para pensar o que leva algumas pessoas a falar com tanta propriedade e segurança? Pessoas que parecem nascer com o “dom” da fala?

São pessoas, via de regra, bem sucedidas, que se destacam na vida social, nos relacionamentos afetivos, bem como na carreira.

“Por que eles podem e eu não?” – este é um pensamento que volta e meia, sempre ronda a mente daqueles que não se sentem capazes de realizar uma comunicação assertiva.

Na verdade, o nervosismo de falar em público ocorre mesmo com aqueles mais experientes e com maior desenvoltura.
A diferença está exatamente na maneira como essas pessoas lidam com o fato de sentirem a boca seca e o coração na boca.

As pessoas que se comunicam bem, interagem de maneira mais clara possível com as outras e aos olhos daqueles mais tímidos, tem o dom da palavra e de falar bem, simplesmente não tentar acabar com os sintomas de nervosismo e ansiedade citados acima, mas aprender a contorna-los.

Fato é que falar bem é uma competência que não só pode, como deve ser trabalhada e aprimorada constantemente.

E tenha certeza, os benefícios de falar bem são inúmeros.

Afinal, você terá maior poder argumentativo, passará segurança e credibilidade.

Como melhorar a fala?

Se você sente que precisa falar bem para progredir em sua carreira, ou até mesmo se você considera que desenvolve bem a comunicação, mas entende que é sempre importante evoluir cada vez mais, há algumas maneiras de otimizar a fala, vencer barreiras e desafios.

Trabalhar a sua oratória, por meio de um curso, por exemplo, é uma das melhores alternativas neste sentido.

Afinal, ao estudar os trâmites que envolvem o mecanismo da boa oratória, o indivíduo passa a dominar as ferramentas necessárias para lidar com a timidez, o medo e o nervosismo e com isso, conquista mais segurança e passa a falar com maior propriedade.

E não nos referimos apenas às questões que envolvem diretamente a carreira. Há pessoas com enorme talento, mas que se sentem incapazes de apresentarem um TCC, por exemplo.

Em Belo Horizonte, temos uma ótima opção: o curso de oratória e comunicação empresarial, da Tagarela School.

Abordando tópicos como controle corporal, que mostra as formas ideais para gesticular, o controle da voz, e mesmo a introdução a Programação Neurolinguística, o curso traz ao público os segredos dominados por aqueles que falam bem.
Fica a dica!

E você, já passou por alguma situação difícil na qual sua comunicação deixou a desejar? O que você tem feito para melhorar a sua fala? Conte pra nós!

Receba novidades!

    VEJA TAMBÉM