Já tem um tempo que a série Scandal caiu nas graças do público, inclusive de algumas celebridades daqui no Brasil.
Você já ouviu falar sobre essa trama? Ela tem muito a nos ensinar sobre solução de problemas, riscos, gestão de crises e negócios.
Afinal, problemas e riscos são constantes na vida de todo profissional e empreendedor, não é mesmo? No Direito e Advocacia então, tudo isso é recorrente.
Mas, não estamos aqui para falar de Direito, mas sim de desafios e superações.
Saber lidar com as nuances que surgem no caminho e administrar da melhor maneira as situações mais extremas pode ser o diferencial capaz de levar sua carreira e/ou negócio ao próximo nível.
Sabe aquela história de que a vida imita a arte, ou que a arte imita a vida? Independentemente da ordem, é fato que a arte pode nos ensinar muitas coisas, inclusive mensurar riscos e solucionar problemas.
Um típico exemplo disso é exatamente a série Scandal. A protagonista da série, a advogada Olivia Pope, tem um escritório de advocacia especializado em gestão de crises, e esse é o mote principal da trama.
Mais do que uma advogada, Olivia Pope é uma espécie de relações públicas, e que no decorrer de cada episódio mostra que tem muito a nos ensinar sobre riscos e soluções de problemas.
Que tal conferirmos a seguir algumas das principais lições que podemos assimilar com a série Scandal e Olivia Pope? É só acompanhar a sequência do post de hoje, feito especialmente para você que está sempre ligado (a) no blog da Tagarela School!
Scandal: Olivia Pope é pura inspiração para solucionar problemas
Analisar séries de TV e programas de entretenimento com um olhar voltado ao mundo corporativo é algo cada vez mais comum em tempos de Netflix e plataformas de streaming.
O sucesso desse mix é inegável, afinal, você se diverte ao mesmo tempo que aprende. E com a série Scandal isso é levado à risca!
Com um total de sete temporadas, Scandal nasceu no ano de 2012, e foi criada por ninguém menos que Shonda Rhimes. Não sabe quem é? Simplesmente a roteirista e produtora de outra série de sucesso mundial, Grey’s Anatomy, e também de filmes famosos, como Diário da Princesa 2, dentre outros.
Voltando à série, a cereja do bolo é a atuação da atriz Kerry Washington. Para quem não a conhece, uma boa referência é o longa-metragem Django Livre, de Tarantino.
É Kerry quem interpreta a protagonista Olivia Pope. Na história, Olivia atua inicialmente na Casa Branca como consultora de comunicações da presidência. Seu trabalho é o de proteger a imagem pública da elite política, blindando a todos e não permitindo que segredos capazes de manchar a imagem das figuras públicas sejam vazados.
Contudo, Olivia Pope deixa a Casa Branca e investe em seu próprio empreendimento, a Olivia Pope & Associates. Se trata de uma empresa especializada no gerenciamento de crises.
A protagonista enfrenta com isso os riscos de um empreendimento, deixando um trabalho estável para se jogar em uma nova motivação, com a esperança de renovar sua vida profissional e também pessoal.
Um dado curioso sobre a personagem Olivia Pope é que ela é inspirada em uma personagem da vida real. Se trata de Judy Smith, proprietária do blog What Would Judy Do?
Judy é ex-assessora de imprensa do governo de George H. W. Bush, e em seu blog ela fala sobre cada episódio da série. Para conhecer o blog, acesse aqui.
Voltando para Olivia Pope, ela é uma espécie de “consertadora de problemas”. Por exemplo, se “deu ruim” para alguém da elite americana que a procura seus serviços, ela irá proteger e defender a imagem pública dessa pessoa.
Como bem relata uma matéria do portal O Globo, em relação ao trabalho de Olivia Pope:
“ (Se) o filho de uma grande empresária for acusado de um crime, ela tenta descobrir o que aconteceu de fato para inocentá-lo. Um político respeitado morre em um quarto junto com uma prostituta? Ela limpa a cena para parecer que foi um ataque do coração.”
Agora um spoiler que não podemos deixar de te contar, mas que não vai comprometer sua experiência com a série: Olivia Pope, a “resolvedora de escândalos”, é amante do presidente dos Estados Unidos. Ou seja, ela é parte de um escândalo dos maiores!
O que aprender sobre solução de problemas e riscos com a série Scandal?
Analisando os episódios da série, que você pode assistir na Netflix, reunimos alguns dos principais ensinamentos em relação à solução de problemas para que você possa se inspirar, veja:
- Não tema a crise, enfrente-a!
A trama mostra que, por mais que tudo pareça algumas vezes impossível, sempre há uma solução e uma maneira de contornar os problemas, só que ninguém vê.
- Use a comunicação ao seu favor
Olivia sabe como ninguém lançar mão de um artifício fundamental para contornar qualquer problema e crise de seus clientes: o artifício da boa comunicação.
Se você sente que sua comunicação não é das melhores, e sente que pode melhorar, a dica é investir em um ótimo curso de oratória, por exemplo. Um bom comunicador está sempre um passo à frente num momento decisivo da vida profissional.
- Não tenha receio de se expor e impor
Seja por vergonha, timidez ou falta de crença em si, muitas pessoas “se escondem”, o que pode virar uma bola de neve quando se trata de gestão de problemas e de crises.
Saber se impor, sem invadir o espaço alheio, é determinante, tanto para minar riscos de problemas quanto para solucioná-los. Pense nisso. Procure praticar o autoconhecimento e veja se você não está se “sabotando” ao omitir atitudes e palavras que muitas vezes você evita para não se expor.
- Saiba o que você quer
Com um objetivo definido, traçar os planos que te levarão até sua meta será mais simples.
- Cerque-se do melhor time
Supondo que você seja líder de um determinado setor da empresa, ou até mesmo almeja um cargo e posição similar, é importante cercar-se dos melhores profissionais e fazer com que todos “joguem” no mesmo time.
Isso fica claro na série, quando percebemos que Pope conta com o melhor time, capaz de saber exatamente o que, como e quando deve ser dado cada passo.
- Cultive um bom relacionamento com todos
Do Presidente da República ao porteiro da Casa Branca, Olivia Pope nutre empatia e um bom relacionamento com todos.
Claro, quando preciso, ela também sabe colocar suas objeções e pontos de vista, mas sempre se posicionando de forma clara, usando de sua inteligência emocional diante dos conflitos e problemas.
Como vimos, há muito o que aprender com a série Scandal em relação à solução de conflitos e problemas. E você, já assistiu? Ficou com vontade de assistir? Conte nos comentários!