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Como aplicar o Storytelling no dia a dia e aumentar a conexão das mensagens

“A mente humana é andarilha por natureza e sempre que não possuir algo importante para fazer, ela irá divagar em pensamentos e histórias.” – Jonathan Gottschal, escritor.

Já imaginou como seria incrível, se houvesse uma técnica de comunicação capaz de não apenas despertar a atenção das pessoas, como também engajá-las, aumentando a conexão das mensagens?

Pois acredite, se você souber com aplicar o Storytelling no dia a dia, seja em sua comunicação verbal, seja em sua comunicação escrita ou oratória, suas chances de se conectar com os interlocutores certamente serão otimizadas.

Dito isso, você talvez esteja se perguntando: mas afinal, o que é esse tal de Storytelling e como posso utilizá-lo?

Entenda a seguir, o que é, como aplicar e os demais benefícios que o método pode trazer para sua comunicação no dia a dia, seja nos estudos, no âmbito corporativo, nas vendas, no setor jurídico e até mesmo pessoal.

Definindo o Storytelling

O termo é originário do idioma inglês. Significa contar histórias, e na verdade, é uma técnica que está presente em nossas vidas desde a mais tenra idade.

Puxe pela sua memória que certamente irá se lembrar de alguém que você parava tudo para escutar, pois sempre tinha uma história encantadora para contar.

Além de encantar, quando alguém contar uma história, ela amplia o seu poder de convencimento, de persuasão.
Na infância, a professora na escola contava a história do bichinho que roía os dentes das crianças que não os escovavam. Em casa, a mãe ou pai contam histórias mirabolantes sobre o que acontece se a criança mentir, e por aí vai.

Fato é que todos nós parávamos para ouvir o que tinham para nos falar, sempre que alguém pronunciava aquele mágico “era uma vez”, não é mesmo?

No universo adulto, sobretudo no marketing digital, nos negócios e nas relações pessoais, não é diferente.

A técnica é muito usada para contar a história de uma marca, para alavancar as vendas de uma empresa, para encantar e engajar os colaboradores, e especialmente para criar conexão e otimizar a comunicação.

Na verdade, uma narrativa é capaz de fazer com que possamos nos alegrar, entreter, e nos transportar para o mundo da imaginação, onde sofremos, choramos, sorrimos e comemoramos com os personagens, suas aflições, superações e combates.

Storytelling tem esse poder de alcance comunicativo poderoso, que todos nós podemos usufruir.

Dicas de como colocar em prática a técnica Storytelling em sua comunicação

É fato: o Storytelling é capaz de humanizar o discurso e aproximar as pessoas. Suponha, por exemplo, que você tem um negócio e comercializa produtos/serviços que tratam da insônia.

Você pode simplesmente vender seu produto e trazer estatísticas sobre o assunto, ou trazer uma história sobre alguém que sofria de insônia e encontrou a solução oferecida por você.

Diante dos dois exemplos, pense comigo: qual você acredita ser o mais eficiente e atrativo?

Certamente que as pessoas irão se identificar mais com o exemplo com história, afinal, ela vai gerar empatia e proximidade com pessoas que passam pelo mesmo problema.

No entanto, não basta somente contar a história. É preciso levar em conta uma série de detalhes antes de “formatar” sua ideia e sua mensagem, antes de construí-la.

Sendo assim, a equipe da Tagarela School preparou algumas dicas para ajudar você a mandar bem na arte de contar histórias e conectar-se com o público:

• Seja verdadeiro

Mentir só é válido se for usado como ficção e seu público for avisado disso previamente. Caso contrário, se o Storytelling for uma farsa, sua comunicação ficará manchada e sua reputação abalada, de forma praticamente irreversível.

• Conheça seu público

Vamos supor que você vai fazer uma palestra e quer criar conexão com o público contando uma história impactante. Leve em consideração quem é esse público e procure ter respostas para as seguintes perguntas:

• O que falar?
• Para quem falar?
• Por que falar?
• Onde falar?
• Quando falar?
• Como falar?

Tenha empatia, procure antes de tudo, pensar e sentir como a sua audiência.


• Gatilhos psicológicos

Utilize alguns gatilhos psicológicos em sua narrativa, isso irá enriquecer seu poder de persuasão.

• Siga as 12 etapas da Jornada do Herói

Joseph Campbell criou o conceito que é baseado em 12 etapas. Conforme matéria do portal Catho:

“ A Jornada do Herói é um passo a passo do percurso de transformação do homem comum em herói, com todas as provações que surgem no meio do caminho.”
Fonte: Catho

Abaixo, podemos conferir os passos descritos pelo autor:

1. Mundo Comum – O mundo normal do herói antes da história começar.

2. O Chamado da Aventura – Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.

3. Reticência do Herói ou Recusa do Chamado – O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.

4. Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural – O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.

5. Cruzamento do Primeiro Portal – O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.

6. Provações, aliados e inimigos – O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.

7. Aproximação – O herói tem êxitos durante as provações.

8. Provação difícil ou traumática – A maior crise da aventura, de vida ou morte.

9. Recompensa – O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).

10. O Caminho de Volta – O herói deve voltar para o mundo comum.

11. Ressurreição do Herói – Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.

12. Regresso com o Elixir – O herói volta para casa com o “elixir”, e o usa para ajudar todos no mundo comum.

Com o método da Jornada do Herói, busque sempre deixar claro ao seu interlocutor/público, as vantagens e benefícios dele deixar a chamada zona de conforto e assumir riscos. Dessa forma, você irá com seu discurso, trazer uma injeção de ousadia, inspirando as pessoas a seguirem diante de barreiras e obstáculos.

Você costuma usar a estratégia de Storytelling? Está pensando em colocar em prática? Conte pra nós sobre sua experiência ou expectativa!

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