Observar como as pessoas que são referências agem e adaptar ao seu estilo é um grande exercício para que você também possa desenvolver as suas habilidades, em resumo é o que a programação neurolinguística (PNL) nomeia como: modelagem.
E se tem um quesito que faz a diferença em todos os aspectos da vida de uma pessoa e merece ser tratado com atenção é a comunicação.
Ser uma pessoa extrovertida não é a principal chave para se tornar um ótimo comunicador, ajuda, sim, mas não impede que quem é mais “tranquilo” passe a sua mensagem com segurança e assertividade.
O interessante são os inúmeros estilos de falas que existem e servem como aprendizado:
– as pessoas mais diretas;
– os que usam muito bem as figuras de linguagem;
– os mais emotivos;
– os mais racionais e etc.
Passe a observar o que cada um faz de bom, avalie se combina com o seu estilo e adeque a sua identidade de forma a ser autêntico. Se ser direto como Elon Musk faz sentido para você, por que não organizar a sua fala assim? Se o seu forte é contar histórias como o Bráulio Bessa, faça assim também!
O fato é que existem pontos que precisam ser observados se você quer ter uma oratória mais segura e assertiva, isso independente do seu estilo de comunicação, são aspectos comportamentais e físicos em comum, que nós listamos agora para você.
1. Autoconhecimento
Não há nada de errado com o seu sotaque carregado, pelo contrário, ele é uma “impressão digital”, aquilo que o tornará único. Você imagina o Mário Sérgio Cortella minimizando o sotaque quando fala? Acreditamos que não. Ou seja, ele sabe que é uma característica própria e a utiliza a seu favor.
Busque se conhecer melhor: o que lhe dá força? O que lhe incomoda? Qual o seu objetivo? Assim será capaz de entender melhor o seu papel naquele cenário e potencializar os seus resultados.
2. Energia
Imagine o mestre de cerimonias do Oscar com uma voz sem vida, sem entusiasmo apresentando os ganhadores do prêmio. Seria algo no mínimo esquisito. Agora imagine você com toda a empolgação do mundo desejando um “bom dia” para um colega e recebendo em troca um sem graça balançar de cabeça. Como se sentiria?
A energia é fundamental para demonstrar verdade e emoção na sua mensagem. Controle a sua voz para que seja firme, sorria sempre que possível, demonstre presença!
3. Confiança/segurança
“Se eu estou aqui com a palavra significa que tenho condições de expor a minha opinião, estudei bastante, já trabalhei com isso e as pessoas querem saber o que eu penso…” O medo do julgamento é natural: “o que as pessoas irão pensar de mim?” O fato é que se tem alguém que precisa confiar em você é você mesmo, é uma conclusão clichê mas fundamental. Imagine se um médico lhe diz: “eu não sei se dipirona é boa para dor de cabeça, mas toma ai, vamos ver no que vai dar…” É capaz de você tomar uma bala M&M e confiar no efeito placebo ao invés do medicamento indicado.
Por isso, entenda que você é uma autoridade na sua área de atuação e precisa agir como tal, não no sentido de ser o dono da verdade, mas sim com uma mensagem embasada em conhecimento e vivência.
4. Preparação
São necessários em média 2 anos para o desenvolvimento de um carro, desde o brainstorming, passando pelas especificações técnicas, linha de montagem, testes e lançamento. Um edifício precisa de tempo para ser erguido, os estudos geológicos, a fundação, enfim, não é tirar do autocad e começar a subir as paredes. Tudo na vida para ser bem feito precisa de preparação, planejamento e muita das vezes a comunicação é negligenciada nesses aspectos.
É ai que está a diferença nos resultados das mensagens, uma ideia brilhante sem uma linha de raciocínio lógica e bem estruturada perde todo o seu potencial. Passe a analisar a sua fala como a construção de uma casa: precisa ter uma base sólida, pilares bem calculados e acabamentos de primeira para poder encantar os futuros moradores.
5. Corpo
Ombros caídos, olhar perdido, pernas bambas, gestos demais ou gestos nulos, características de uma pessoa que não está confortável com a situação, que não tem confiança no que diz. E como fazer com que quem lhe escute acredite em você se a imagem que o seu corpo passa é negativa? Lembre-se, antes de abrir a boca a pessoa só tem a sua postura para criar uma percepção a seu respeito.
Passe a ficar atento e a controlar o seu corpo, faça com que cada movimento seja feito estrategicamente para complementar a sua mensagem, aumentar a segurança e conexão com a outra pessoa. Não estamos dizendo para se portar como um pavão ou como o Johnny Bravo, mas sim fazer com que o seu corpo esteja presente e confiante!
6. Voz
O nosso cérebro precisa de estímulos para nos manter concentrados, interessados em algum assunto. E para conseguirmos manter as pessoas ligadas em nossa fala, a voz é uma ferramenta fundamental, por meio da utilização das oscilações de volume e entonação é possível destacar palavras chaves da mensagem e contribuir consideravelmente para o aspecto da energia da comunicação.
Observe e utilize a sua voz de forma estratégica e viva!
Esperamos que com esses pontos você consiga lapidar a sua comunicação e conquistar ótimos resultados na sua carreira e vida social.
Conte conosco!
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